Mantos do Futebol » Marketing » Tradição e identidade marcam as camisas da Série A em 2025

Tradição e identidade marcam as camisas da Série A em 2025

by Juliano Buzato
Tradição e identidade marcam as camisas da Série A em 2025
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Mais de um século distancia o início do Brasileirão 2025 da Inglaterra onde o futebol moderno começou a tomar forma, e com ele, os primeiros uniformes esportivos. Simples e funcionais, inspirados nas roupas de rugby, os trajes em fins do século 19 eram compostos de camisas de manga longa e calças de tecido grosso.

As cores e estilos serviam para diferenciar os times, criando uma identidade visual que ajudava a estabelecer rivalidades e fidelidade entre os torcedores. O Sheffield FC, pioneiro no uso de camisas listradas, foi o primeiro clube de futebol do mundo.

Inicialmente, as camisas eram monocromáticas, sem escudos ou símbolos, e a moda ainda não era uma preocupação. A expansão do futebol para as classes trabalhadoras e para outros países, especialmente na Europa e na América Latina, mudou esse cenário.

Na década de 1920, o esporte se tornou um fenômeno popular, e as camisas ganharam cores e designs mais definidos, refletindo as culturas locais e transformando os uniformes em representações visuais das comunidades.

Com o passar dos anos, as camisas de clube passaram a ser muito mais do que identificação em campo; tornaram-se parte da identidade cultural e social dos torcedores e das regiões que representam. Além disso, passaram a representar uma aliança entre o mundo do esporte e o universo empresarial – uma camisa de futebol tornou-se, essencialmente, um outdoor ambulante.

Não à toa é impossível falar dos uniformes de hoje, que certamente se apropriam de materiais modernos e funcionais, sem mencionar as fornecedoras do campeonato, a história do clube e a tradição local do time.

Bahia: tradição baiana em campo

A PUMA, nova fornecedora do Bahia, lançou camisas que homenageiam a cultura baiana, com inscrições como “Bahia: Terra Mãe” e “Berço de Todas as Cores”. A camisa branca apresenta um grafismo inspirado nas rendas dos trajes das baianas, celebrando a identidade cultural do estado.

Essa é a primeira coleção da marca alemã, que substitui a Esquadrão, marca própria que vestiu o clube durante sete anos. A peça é branca e traz ao longo do corpo um grafismo inspirado nas rendas baianas.

Sport Recife: 120 anos de história rubro-negra

A Umbro celebra os 120 anos do Sport Recife com um uniforme que resgata a tradição rubro-negra e momentos históricos do clube. A camisa apresenta detalhes como a inscrição “120 anos do Sport” e o nome completo do Leão da Ilha bordado na gola, unindo tradição e modernidade.

A Umbro estampa o Double Diamond em dourado, no lado direito do peito, enquanto o escudo do Sport aparece no lado esquerdo, com os anos de fundação e de 120 anos logo abaixo.

Internacional: celebrando o cinquentenário do Brasileirão de 1975

A Adidas homenageia os 50 anos da conquista do Campeonato Brasileiro de 1975 com um uniforme retrô, que resgata o escudo utilizado na época. A camisa vermelha apresenta detalhes em branco, como a gola V e as três listras nos ombros, celebrando um dos maiores títulos da história do clube.

O escudo ganha uma versão retrô com a versão usada nos anos 70, enquanto no lado direito, o logo da Adidas ganha o lado direito em branco, assim como as três listras nos ombros.

Grêmio: paixão tricolor nos quatro cantos do mundo

A Umbro lança um uniforme que celebra a paixão dos gremistas em todo o mundo, com a frase “Nos quatro cantos do mundo, com o Grêmio onde o Grêmio estiver” estampada na camisa. A peça apresenta um design moderno, com gola V diferenciada e listras nas costas, mantendo a tradição tricolor.

As costas são listradas, enquanto as mangas ganham apenas a cor azul celeste. No peito, o escudo aparece no lado esquerdo do peito, enquanto o logo da Umbro é visto em branco com bordas pretas.

Corinthians: homenagem ao mundial de 2000

Vazamentos revelaram imagens da possível nova camisa do Corinthians, inspirada na conquista do Mundial de Clubes de 2000. O uniforme, desenhado em parceria com a Nike, apresenta o emblema do Timão centralizado, com peito e costas brancas e mangas e ombros pretos, celebrando um dos maiores títulos da história do clube.

Moda no futebol

Clubes como Atlético-GO, Bahia, Ceará, Fortaleza e Juventude, da Série A, além de Brasil de Pelotas, Brusque, Coritiba, CRB, Goiás, Náutico, Ponte Preta, Vila Nova e Vitória, da Série B, totalizando 14 dos 40 clubes nas duas principais divisões do futebol brasileiro, optaram por utilizar marcas próprias de uniformes nos últimos anos. Essa alternativa tem sido adotada por um número crescente de equipes no país.

E a moda das camisas de futebol continua a evoluir, impulsionada pela tecnologia e pela criatividade dos designers. 

Para os torcedores que fazem questão de vestir os mantos de seus times e acompanham cada informação para aprimorar seus palpites, as avaliações de casas de apostas podem ser uma ferramenta útil para transformar essa paixão em em ganhos reais.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!