A influência do clima no futebol » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » O futebol é influenciado pelo clima?

O futebol é influenciado pelo clima?

by Juliano Buzato
O futebol é influenciado pelo clima
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Pode parecer uma questão cultural, associada a práticas ancestrais – o que em alguns casos é verdade. No entanto, as práticas esportivas estão muito associadas às condições climáticas de cada região. Por outras palavras, o tipo de clima de uma região influencia as modalidades esportivas dessa região.

Pense, por exemplo, no clima para amanhã. Se a previsão apontar uma forte precipitação é pouco provável que decida ir jogar tênis ou golfe. Neste caso, estamos a falar de um dia em particular e de uma atividade esportiva específica. Mas podemos tornar o caso mais abrangente. Em países com um clima tropical, a prática de hóquei no gelo ou outra modalidade esportiva de inverno será bem menor do que em países com temperaturas muito baixas e neve frequente.

É, portanto, possível afirmar que o clima influencia a prática esportiva. É óbvio que não é a previsão do tempo rj que vai ditar o exercício físico no rio. Pelo menos, não a curto prazo.

O futebol

Se pensarmos em futebol e nos países onde a modalidade é mais expressiva podemos apontar dois pontos no mapa: o oeste da Europa e a América do Sul. É certo que a modalidade viajou com os colonizadores, da Europa para a América, mas foram também as condições climáticas que permitiram que a modalidade prosperasse.

A temperatura amena e as precipitações sazonais permitem uma prática de futebol ao longo de todo o ano. É perfeitamente possível jogar futebol com chuva. como é possível fazê-lo se estiver bastante calor. A modalidade permite que assim seja.

Porém, se as temperaturas forem demasiado elevadas, a prática de futebol ficará condicionada. Veja-se o que aconteceu na última Copa do Mundo no Qatar, com os jogos disputados no final do dia, por causa das elevadas temperaturas da região. No lado oposto, se a chuva for demasiado abundante, a prática de futebol estará também condicionada, quer seja pelas condições do terreno, pelo efeito da bola molhada ou pela fraca visibilidade.

O tipo de clima de uma região potencia uma modalidade: poucas dúvidas existem quanto a isso. Por exemplo, nas costas solarengas dos Estados Unidos, a prática de surfe e de outras modalidades aquáticas será maior do que em países sem orla costeira.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!