A Ligue 1 lançou oficialmente um novo emblema para os artilheiros da competição utilizarem durante seu “reinado” como maiores goleadores daquela edição, o “S1”.
A novidade foi desenvolvida pelo estúdio Tyrsa, de Paris e já será introduzido na próxima rodada, quando Kyllian Mbappé, do PSG (13 gols), estampará o patch em sua camisa, contra o Monaco.
Fotos: Divulgação/Ligue1
Novo patch de artilheiro da Ligue 1
A novidade foi chamada de S1, combinando a palavra “scoreur” (artilheiro) com o número 1 de primeiro. O estúdio, que já fez colaboração com marcas de prestígio como Dior, Louis Vuitton e Moncler, criou um modelo de emblema em formato hexagonal, inspirado no logo da Ligue 1, com o dourado de fundo e uma combinação da letra ‘S’ de “scoreur” e do número ‘1’ unidos em um circuito que ilustra a corrida entre os artilheiros.
Como dito acima, o primeiro a utilizar o emblema, que será colocado na nuca da camisa, será o camisa 7 do Paris Saint-Germain, que atualmente possui 13 gols marcados na atual edição da liga. O segundo colocado é o nigeriano Akor Adams, do Montpéllier, este com 7 gols até agora.
Caso ele, ou outro jogador ultrapasse Mbappé, terá o direito de utilizar o emblema na rodada seguinte e enquanto for o goleador. Caso dois jogadores empatem na liderança, ambos poderão utilizar.
Veja vídeo de lançamento da novidade:
Ver essa foto no Instagram
Outras ligas já adotaram ideia parecida
A ideia de destacar os principais jogadores da temporada não é algo novo na Europa. Recentemente, na temporada 2019-2020, a Serie A italiana também introduziu distintivos, mas em outro formato. Na ocasião, poderiam utilizar o emblema o melhor goleiro, melhor zagueiro, melhor meio-campista, melhor atacante, melhor jovem e melhor jogador da temporada anterior, tendo o direito assim de vestí-lo durante toda a temporada. A ideia não agradou muito Cristiano Ronaldo, na época na Juventus, melhor jogador da temporada 2018-2019, que se recusou utilizar o distintivo para “mostrar respeito” aos companheiros.
Outro caso semelhante já ocorreu na Bélgica, lá, o artilheiro da Jupiler Pro League aparece com um touro dourado, símbolo do patrocinador na liga, nas costas, junto à numeração.
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, Twitter e Youtube.
Gostou do novo emblema “S1” da Ligue 1 para seus artilheiros? Comente e compartilhe nas redes sociais!