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Magia do marketing: o negócio por trás dos patrocínios de kits de futebol

Entenda como os patrocínios esportivos são importantes para a consolidação das empresas e as finanças dos clubes de futebol

by Juliano Buzato
Magia do Marketing Patrocínios de Kits
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O marketing esportivo trata da promoção de clubes ou eventos esportivos. Nesse caso, as empresas tornam-se patrocinadoras para aumentar sua visibilidade e mostrar sua logomarca ou nome. Essa é uma estratégia que vem crescendo nas ações das casas de apostas esportivas. Aliás, acesse o site https://www.nhacaiuytin8888.com para encontrar as melhores casas de apostas e divirta-se!

Entenda no artigo abaixo o que são os patrocínios de kits de futebol e sua importância no marketing esportivo.

O negócio dos patrocínios de futebol

Os patrocínios de futebol são um campo lucrativo para empresas que buscam exposição global, portanto, uma excelente forma de marketing esportivo. Por exemplo, uma empresa pode patrocinar um time de futebol e ter seu nome nas camisas dos jogadores. Isso permite atingir um grande público presente em eventos esportivos e diante das telas de televisão.

Enquanto isso, os clubes de futebol precisam de recursos financeiros, então eles estabelecem parcerias estratégicas com marcas diversas, proporcionando visibilidade em cada partida transmitida para milhões de telespectadores.

Assim, as empresas patrocinadoras buscam alguns benefícios como:

  • Reforçar e melhorar a imagem corporativa;
  • Aumentar o conhecimento dos produtos e serviços;
  • Posicionar ou reposicionar um produto/serviço num segmento de mercado específico;
  • Aumentar o reconhecimento numa área geográfica;
  • Criar, manter ou melhorar relações com a comunidade local e torcedores;
  • Adquirir novos contatos comerciais;
  • Mudar a percepção pública da empresa;
  • Ter patrocínio exclusivo;
  • Aumentar as vendas.

Isso porque, esses patrocínios permitem que as empresas se conectem emocionalmente com os fãs. Os torcedores muitas vezes desenvolvem uma lealdade profunda aos clubes e, por extensão, aos patrocinadores que apoiam suas equipes. Isso cria um relacionamento poderoso entre as marcas e seu público.

Patrocínios de apostas esportivas

Um setor que vem em crescimento e cada vez mais patrocinando o futebol é o das casas de apostas esportivas. Atualmente, o setor domina o mercado de patrocínios esportivos.

Por exemplo, no Campeonato Brasileiro de 2023, as empresas de apostas esportivas patrocinam 19 dos 20 clubes que disputam a competição. Aliás, 12 desses patrocínios são do nível Master, ou seja, o patrocínio principal que fica no espaço mais nobre dos uniformes.

Isso acontece porque essas empresas viram no futebol uma oportunidade única de promover seus serviços. No entanto, essa parceria não está isenta de polêmicas, uma vez que a presença de empresas de apostas no futebol levanta preocupações sobre os excessos de patrocínios no segmento.

Visibilidade da marca e envolvimento dos fãs

Para as empresas de apostas esportivas, os patrocínios no futebol oferecem uma excelente plataforma de marketing. Isso porque, o futebol é o principal esporte no Brasil, acompanhado por milhões de pessoas. Assim, essas marcas ganham exposição constante em todos os tipos de mídia, desde transmissões ao vivo até mídias sociais.

Outro detalhe importante é que as empresas de apostas esportivas acabam ganhando a conexão emocional dos torcedores com seus clubes. Isso cria uma associação poderosa entre a marca e a paixão esportiva. Muitos torcedores, por exemplo, só fazem apostas se a empresa patrocinar seu clube ou desistem de uma empresa por patrocinar o clube rival.

Histórias de sucesso e patrocínios esportivos

O patrocínio das casas de apostas vem impulsionando o futebol brasileiro. Dos 60 clubes que jogam as três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro, 51 são patrocinados pelos sites de apostas esportivas. Apenas na série A, estima-se que essas empresas devem investir R$ 327 milhões ao londo do ano de 2023 ao patrocinar esses clubes.

Aliás, a própria competição também é patrocinada por uma empresa do segmento: o Galera. bet, que patrocina o Brasileirão desde 2022.

Esses valores são importantes para o crescimento do futebol no país. Aliás, muitos desses patrocínios possuem cotas mais altas que as praticadas no mercado.

Em 2023, por exemplo, o Bahia anunciou parceria com a casa de apostas Esportes da Sorte, que foi avaliada como o maior acordo da história da instituição. Outros clubes também contam com patrocínios com valores anuais significativos:

  • Corinthians – R$ 35 milhões – Pixbet;
  • Botafogo – R$ 27,5 milhões – Paribet;
  • Cruzeiro – R$ 25 milhões – Betfair no master;
  • São Paulo – R$ 24 milhões – Sportsbet.io;
  • Flamengo – R$ 24 milhões – Pixbet.

Tendências futuras

O patrocínio de casas de apostas no futebol brasileiro ainda deve crescer nos próximos anos. Com a espera da regulamentação do setor, essas empresas ainda devem aplicar mais dinheiro no futebol nacional a fim de fortalecer suas marcas.

No entanto, espera-se que, com o tempo, esses patrocínios cheguem ao chamado “Estágio B”, que é quando as marcas já estão consolidadas e os valores dos patrocínios não devem manter patamares tão altos.

Conclusão

O mercado de patrocínio de futebol por parte de casas de apostas esportivas ainda tem muito espaço para crescer nos próximos anos. Isso porque elas proporcionam benefícios financeiros significativos para clubes e empresas.

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