Quem foram os maiores mentores do futebol brasileiro? » Mantos do Futebol
Mantos do Futebol » História » Quem foram os maiores mentores do futebol brasileiro?

Quem foram os maiores mentores do futebol brasileiro?

by Juliano Buzato
taça do mundo
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Responder a uma pergunta como “Quem foram os maiores mentores do futebol brasileiro?” É um grande desafio, afinal de contas, o futebol é uma das paixões do povo brasileiro e o sentimento se estende para os atletas, treinadores e dirigentes, que são os caras que contribuem com o esporte.

Então, antes de começarmos a falar sobre os grandes nomes do futebol, é importante reforçar que atuar dentro e fora dos campos é uma decisão desafiadora para os grandes nomes do futebol, especialmente porque saber jogar futebol não é o mesmo que saber treinar ou dirigir equipes.

Com isso sendo dito, vamos aos nomes. O primeiro grande nome do futebol brasileiro é o Zico. Como jogador, emocionava os torcedores com seus passes, dribles e gols. Como técnico de futebol, treinou times na Turquia e no Japão. Já como dirigente, atuou como coordenador-técnico do Brasil na Copa do Mundo de 1998 e chegou ao vice-campeonato mundial.

O segundo grande nome dessa lista é o Telê Santana, que construiu uma carreira brilhante como jogador nos anos 1950, sendo um grande ícone do Fluminense. Seus maiores títulos foram dois Cariocas e dois Rio-SP, que eram campeonatos de prestígio na época.

Mas foi como treinador que Telê Santana marcou história, especialmente porque escalou a Seleção Brasileira de 1982 e desenvolveu um estilo de futebol mais defensivo. Também dirigiu a seleção em 1986, mas não obteve o título mundial.

Além da seleção brasileira, Telê Santana dirigiu o Atlético Mineiro, levando a vitória no Campeonato Brasileiro de 71 e como dirigente do São Paulo FC levou duas taças Libertadores, dois títulos no Campeonato Brasileiro e dois Mundiais, todos na década de 1990.

Por fim, um dos grandes meias do futebol brasileiro, Zagallo era um jogador brilhante e bastante inovador, tanto que brilhou em muitos times como o América-RJ, Flamengo e Botafogo. Também foi titular da Seleção Brasileira nas Copas de 1958 e 1962.

Zagallo também se destacou como treinador, colecionando muitos troféus como a Copa do Mundo de 1970 e o vice-campeonato na Copa do Mundo de 1998. Também atuou como assistente de Parreira, sendo campeão no mundial de 1994. Zagallo também colecionou alguns títulos como dirigente dos quatro maiores times do Rio de Janeiro.

E você sabe o que a trajetória de Zico, Telê Santana e Zagallo têm em comum? Eles atuaram como verdadeiros mentores de jogadores que conquistaram destaque nacional e internacional.

E esse tipo de resultado não se restringe aos campos: 91% dos profissionais melhoram suas competências com mentoria, pois um profissional competente consegue identificar os pontos negativos e positivos de cada membro da equipe e traçar estratégias que contribuam com o desenvolvimento das habilidades.

Mas agora queremos saber qual dentre os grandes nomes do futebol que citamos ou não citamos aqui você considera o maior mentor do futebol brasileiro?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!