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Marketing digital na área do futebol

by Juliano Buzato
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O marketing digital, também chamado ‘marketing online’, é a promoção de marcas para se conectar com clientes potenciais usando a Internet e outras formas de comunicação digital. Isto inclui não apenas e-mail, mídia social e publicidade baseada na web, mas também mensagens de texto e multimídia como um canal de marketing.

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O negócio do esporte, em particular o futebol, entrou plenamente na era digital. Os clubes estão criando cada vez mais conteúdo personalizado para se conectar com seus torcedores e gerar novas receitas.

Todas estas mudanças no marketing dos clubes são devidas aos contínuos avanços da tecnologia. Como diz o ditado, “após o jogo, o jogo começa”. A internet e as mídias sociais abriram uma nova via de comunicação entre clubes, torcedores, patrocinadores e todos os envolvidos.

Agora você pode interagir antes, durante e depois do jogo e a chave é o conteúdo personalizado que a indústria do futebol é capaz de gerar.

Portanto, os aspectos mais importantes do marketing no futebol são:

  1. Para transformar o compromisso, o interesse por novos conteúdos, em valor de mercado e patrocínio para um clube, você precisa trabalhar com as partes interessadas para criar valor extra para os seguidores e torcedores. Por exemplo, um serviço específico através de um aplicativo ou experiência exclusiva disponível apenas para os titulares de ingressos de temporada.
  2. Muitos clubes de futebol atualmente ainda estão em fase inicial, construindo seus bancos de dados, capturando dados-chave dos torcedores e aplicando-os a itens-chave, como venda de ingressos e mercadorias. A monetização do conteúdo é difícil, pois no minuto em que você pede aos torcedores que paguem, eles procurarão conteúdo em outro lugar, a menos que seja original, único e indisponível através de outros canais. Portanto, você tem que ser cuidadoso e inventivo ao mesmo tempo.
  3. Ao fazer o marketing, você precisa segmentar seus fãs cuidadosamente e certificar-se de que está fornecendo o “conteúdo certo para o público certo”. Você pode assumir que todos os telespectadores, seguidores e fãs estão procurando conteúdo semelhante, mas este simplesmente não é o caso. Alguns grupos ficarão ofendidos se não forem abordados da maneira correta, com o tom e a frequência
  4. O digital como tecnologia ou serviço pode ajudar os clubes, ligas e associações amadoras a se tornarem mais eficientes no gerenciamento do jogo em nível de base. Por exemplo, ajudar os clubes a se tornarem mais estáveis financeiramente, melhor planejamento de treinamento, cursos de treinamento, voluntários, etc. O digital é simplesmente um meio para fazer isso acontecer. Simplesmente iniciar um canal no YouTube para um clube e não ter um conteúdo empolgante para compartilhar não vai ter nenhum efeito. É preciso ser inteligente na forma como usamos o poder do digital.
  5. Para ter sucesso, você precisa examinar o sucesso de diferentes formatos, por exemplo fotos versus vídeos, peças curtas versus entrevistas mais longas, conteúdo gratuito versus itens somente para assinantes, taxas de inscrição para boletins informativos versus competições. A mídia social é instantânea, você pode ver muito rapidamente que tipo de material ou conteúdo está ganhando força ao comparar as diferenças. Determine quais públicos apreciam qual conteúdo e evite a síndrome do tamanho único.
  6. Alguns clubes estão relutantes em reconhecer que o digital é o futuro, mas ainda estão tentando vender caixas e instalações VIP. Mas ainda assim, muitos deles vêem o potencial do marketing digital, mas não querem perder receitas de outras partes do negócio, concentrando-se puramente no digital. Idealmente, eles devem conectar o “online e offline” para gerar mais valor e uma melhor experiência para todas as partes interessadas.
  7. Não esqueça que enquanto se aumenta o envolvimento com os fãs através das mídias sociais o problema são as mensagens de pedágio e abusivas. O marketing digital pode jogar aqui uma piada de mau gosto sobre você. Portanto, moderadores e administradores são absolutamente fundamentais, eliminando quaisquer trolls e comentários abusivos. É importante, entretanto, não branquear completamente o ambiente dos torcedores que simplesmente desejam expressar frustração com o desempenho da equipe, por exemplo. Aqui é necessário um equilíbrio muito sensível.

O marketing digital tem tudo a ver com aumentar a participação e facilitar o acesso das pessoas ao futebol, independentemente de sua capacidade.

O complicado do marketing digital é que ao mesmo tempo em que se aumenta a participação dos jovens você pode não ter nenhum benefício comercial, ao contrário da venda de ingressos, por exemplo.

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Você tem que entender e lembrar que seus objetivos não devem ser todos comerciais, pois o aumento de envolvimento de clientes, faz é também muito relevante e deve ser tratada com igual importância quanto o lado comercial do marketing.

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