O marketing digital, também chamado ‘marketing online’, é a promoção de marcas para se conectar com clientes potenciais usando a Internet e outras formas de comunicação digital. Isto inclui não apenas e-mail, mídia social e publicidade baseada na web, mas também mensagens de texto e multimídia como um canal de marketing.
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O negócio do esporte, em particular o futebol, entrou plenamente na era digital. Os clubes estão criando cada vez mais conteúdo personalizado para se conectar com seus torcedores e gerar novas receitas.
Todas estas mudanças no marketing dos clubes são devidas aos contínuos avanços da tecnologia. Como diz o ditado, “após o jogo, o jogo começa”. A internet e as mídias sociais abriram uma nova via de comunicação entre clubes, torcedores, patrocinadores e todos os envolvidos.
Agora você pode interagir antes, durante e depois do jogo e a chave é o conteúdo personalizado que a indústria do futebol é capaz de gerar.
Portanto, os aspectos mais importantes do marketing no futebol são:
- Para transformar o compromisso, o interesse por novos conteúdos, em valor de mercado e patrocínio para um clube, você precisa trabalhar com as partes interessadas para criar valor extra para os seguidores e torcedores. Por exemplo, um serviço específico através de um aplicativo ou experiência exclusiva disponível apenas para os titulares de ingressos de temporada.
- Muitos clubes de futebol atualmente ainda estão em fase inicial, construindo seus bancos de dados, capturando dados-chave dos torcedores e aplicando-os a itens-chave, como venda de ingressos e mercadorias. A monetização do conteúdo é difícil, pois no minuto em que você pede aos torcedores que paguem, eles procurarão conteúdo em outro lugar, a menos que seja original, único e indisponível através de outros canais. Portanto, você tem que ser cuidadoso e inventivo ao mesmo tempo.
- Ao fazer o marketing, você precisa segmentar seus fãs cuidadosamente e certificar-se de que está fornecendo o “conteúdo certo para o público certo”. Você pode assumir que todos os telespectadores, seguidores e fãs estão procurando conteúdo semelhante, mas este simplesmente não é o caso. Alguns grupos ficarão ofendidos se não forem abordados da maneira correta, com o tom e a frequência
- O digital como tecnologia ou serviço pode ajudar os clubes, ligas e associações amadoras a se tornarem mais eficientes no gerenciamento do jogo em nível de base. Por exemplo, ajudar os clubes a se tornarem mais estáveis financeiramente, melhor planejamento de treinamento, cursos de treinamento, voluntários, etc. O digital é simplesmente um meio para fazer isso acontecer. Simplesmente iniciar um canal no YouTube para um clube e não ter um conteúdo empolgante para compartilhar não vai ter nenhum efeito. É preciso ser inteligente na forma como usamos o poder do digital.
- Para ter sucesso, você precisa examinar o sucesso de diferentes formatos, por exemplo fotos versus vídeos, peças curtas versus entrevistas mais longas, conteúdo gratuito versus itens somente para assinantes, taxas de inscrição para boletins informativos versus competições. A mídia social é instantânea, você pode ver muito rapidamente que tipo de material ou conteúdo está ganhando força ao comparar as diferenças. Determine quais públicos apreciam qual conteúdo e evite a síndrome do tamanho único.
- Alguns clubes estão relutantes em reconhecer que o digital é o futuro, mas ainda estão tentando vender caixas e instalações VIP. Mas ainda assim, muitos deles vêem o potencial do marketing digital, mas não querem perder receitas de outras partes do negócio, concentrando-se puramente no digital. Idealmente, eles devem conectar o “online e offline” para gerar mais valor e uma melhor experiência para todas as partes interessadas.
- Não esqueça que enquanto se aumenta o envolvimento com os fãs através das mídias sociais o problema são as mensagens de pedágio e abusivas. O marketing digital pode jogar aqui uma piada de mau gosto sobre você. Portanto, moderadores e administradores são absolutamente fundamentais, eliminando quaisquer trolls e comentários abusivos. É importante, entretanto, não branquear completamente o ambiente dos torcedores que simplesmente desejam expressar frustração com o desempenho da equipe, por exemplo. Aqui é necessário um equilíbrio muito sensível.
O marketing digital tem tudo a ver com aumentar a participação e facilitar o acesso das pessoas ao futebol, independentemente de sua capacidade.
O complicado do marketing digital é que ao mesmo tempo em que se aumenta a participação dos jovens você pode não ter nenhum benefício comercial, ao contrário da venda de ingressos, por exemplo.
Você tem que entender e lembrar que seus objetivos não devem ser todos comerciais, pois o aumento de envolvimento de clientes, faz é também muito relevante e deve ser tratada com igual importância quanto o lado comercial do marketing.