A partir da temporada 2023-2024, o time feminino do Manchester City deixará de usar shorts brancos, com intuito de evitar que suas jogadoras se sintam desconfortáveis durante o período de menstruação.
A novidade foi divulgada em comunicado feito em conjunto com a PUMA, fornecedora de material esportivo da equipe.
Fotos: Getty Images
“A PUMA e o Manchester City se orgulham de trabalhar em estreita colaboração com nossas jogadoras para apoiá-las e criar o melhor ambiente possível para que elas se sintam confortáveis e tenham um desempenho ao mais alto nível. Como resultado do feedback das atletas e do tópico subjacente de mulheres que querem deixar de usar shorts brancos durante a menstruação, decidimos implementar mudanças nos produtos que oferecemos às nossas jogadoras”, diz comunicado.
Apesar de ser o primeiro clube da elite do futebol inglês a tomar tal atitude, o City não é o primeiro no Reino Unido a implementar esta mudança, já que Stoke City, West Bromwich e o escocês Livingston, já decidiram mudar a cor de seu calção para deixar as jogadoras menos desconfortáveis durante o período menstrual.
A atitude tomada por um dos principais times femininos do mundo, deve inspirar e ampliar as mudanças em todo o mundo.
O início dessa mudança tem como base um estudo divulgado no início do ano pela “Women in Sport” que entrevistou 4.000 adolescentes do Reino Unido para entender os hábitos de homens e mulheres que praticam esporte e os motivos dos mesmos deixarem de lado a prática durante a adolescência. A pesquisa identificou que entre as mulheres, 78% dizem evitar a prática durante a menstruação por não se sentirem confortáveis.
O que acharam do time feminino do Manchester City deixar de usar shorts brancos para evitar desconforto de jogadoras durante menstruação? Compartilhe o link nas redes sociais!