Na semana passada, as camisas da Dinamarca para a Copa do Mundo 2022 foram reveladas pela Hummel, com as peças estreando nos jogos da Nations League, na última semana.
O lançamento chamou a atenção por conta do estilo dos mantos, que trazem aplicações na mesma cor da camisa, tornando as mesmas meio que invisíveis.
No entanto, nesta quarta-feira, após o fim da janela da competição europeia, a Hummel explicou o design dos uniformes, dizendo que a escolha é um protesto, pois a marca não quer ser visível durante um torneio que custou a vida de milhares de pessoas.
This shirt carries with it a message.
We don’t wish to be visible during a tournament that has cost thousands of people their lives.
We support the Danish national team all the way, but that isn’t the same as supporting Qatar as a host nation. pic.twitter.com/7bgMgK7WzS
— hummel (@hummel1923) September 28, 2022
“Essa camisa traz uma mensagem. Não queremos ser visíveis durante um torneio que custou a vida de milhares de pessoas. Apoiamos a seleção dinamarquesa o tempo todo, mas isso não é o mesmo que apoiar o Catar como nação anfitriã”, afirma post feito pela fornecedora nas redes sociais.
A fornecedora ainda afirma que o motivo da terceira camisa ser preta, não é meramente uma escolha qualquer, mas sim uma declaração sobre o histórico de violações dos direitos humanos do Catar e o seu tratamento aos trabalhadores migrantes que construíram os estádios da Copa do Mundo do país.
Segundo o tabloide britânico “The Guardian”, durante as obras para a construção dos estádios, cerca de 6,5 mil trabalhadores imigrantes morreram, sendo possível que esse número seja ainda maior, devido à subnotificações.
A principal indicação dos óbitos se dá por “causas naturais”, geralmente insuficiência cardíaca ou respiratória decorrentes do forte calor no qual os trabalhadores eram obrigados a enfrentar durante o trabalho.
Oficialmente, a organização do evento afirma que apenas 37 mortes ocorreram desde o início das obras, sendo que 34 delas seriam por motivos não trabalhistas.
O que acharam da Hummel protestar contra o Catar nas camisas da Dinamarca para a Copa 2022? Compartilhe o link nas redes sociais!