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Veja quais marcas já estão no clima da Copa

by Juliano Buzato
Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo 2022 Catar adidas
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Ainda falta bastante para as seleções entrarem em campo no Catar, porém, algumas empresas já estão realizando ações para se aproximar do público. Até porque, antes de a bola rolar, há muitas novidades pela frente. A mais recente foi o sorteio das chaves do campeonato, que colocou o Brasil no mesmo grupo de Sérvia, Suíça e Camarões.

Para quem gosta de marketing e/ou futebol, é interessante acompanhar como as marcas se posicionam nessa época. Veja só!

Brahma

A Brahma já começou o ano em clima de festa. Como é possível ver nestas ofertas do Dia, a caixa de cerveja está com as cores verde e amarelo, além de estar com preço mais baixo. No entanto, a expectativa é que a cervejeira aumente as oportunidades para os consumidores quando os jogos começarem – afinal, a bebida é companheira das torcidas.

Além disso, a Brahma tem feito brincadeiras nas redes para levantar o astral de toda a torcida brasileira. Depois do sorteio dos primeiros adversários da seleção, a marca enviou um kit especial para eles. A pequena trollagem contava com uma boa cerveja, mas também com objetos conhecidos por não atrair boa sorte, como espelho quebrado.

A brincadeira da Brahma não passou despercebida, e logo conquistou o público. Afinal, nenhum torcedor quer ter o azar dos jogos de 2014, quando a Alemanha fez 7×1. Quem sabe com a sorte soprando a favor o Brasil conquiste o tão sonhado hexa.

Adidas

A Adidas também já está focada no torneio mundial de futebol. A primeira ação foi o lançamento da Al Rihla, a bola oficial que será usada na Copa. O nome árabe significa jornada e, portanto, tem tudo a ver com a competição.

A empresa anunciou ainda que está focada na inclusão. Tanto que uma das iniciativas consiste em aproximar os torcedores do esporte. Recentemente, a Adidas reformou a Arena Heliópolis, localizada em uma área carente de São Paulo, com o intuito de conectar os moradores ao futebol.

A marca fechou também uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) – entidade responsável por realizar eventos esportivos e revelar talentos. Ou seja, além de apoiar os atletas que já são profissionais, a empresa deseja impulsionar o esporte como ferramenta de transformação para a vida da sociedade.

Crypto.com

Outra marca que promete agitar a Copa, e não apenas pela comunicação, é a Crypto.com. Por atuar no mercado de criptomoedas, a empresa não atua em todos os locais devido às restrições governamentais. No próprio Catar, as moedas digitais são proibidas de 2018.

Apesar disso, a Crypto.com já afirmou que deseja alcançar o público geral, dentro e fora dos campos. Até porque, o evento esportivo tem projeção mundial, o que fazer com que as empresas patrocinadoras tenham bastante visibilidade.

Essa não será a primeira vez que a empresa investe em esporte. A exchange patrocina a Libertadores, a equipe de futebol feminino dos EUA, o Super Bowl, UFC e muito mais. Mesmo tendo apenas seis anos de existência, a marca tem mostrado presença em vários eventos, e isso pode aumentar ainda mais sua carteira de clientes.

Embora ainda falte cerca de oito meses para a maior competição de futebol do mundo, marcas de todo o mundo já estão se preparando para esse momento. Seja divulgando produtos com as cores oficiais da seleção, investindo no esporte ou adotando outra iniciativa, o fato é que o torneio garante bastante destaque para as empresas. Além das patrocinadoras oficiais, pelo menos no Brasil, vários negócios surfam na onda da competição para se aproximar do público.

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