Camisas de Futebol » A camisa da Seleção Brasileira na conquista do penta em 2002

A camisa da Seleção Brasileira na conquista do penta em 2002

by Juliano Buzato
Camisa Brasil 2002
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A Seleção Brasileira de futebol fez história no ano de 2002 ao se tornar o primeiro país na história do esporte a conquistar cinco Copas do Mundo. Aquele time do Brasil era comandado por Luiz Felipe Scolari (Felipão) e tinha craques como Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Lúcio, Cafu, Roberto Carlos e muito mais. No entanto, um detalhe também marcou aquela seleção: a camisa utilizada na competição. Veja abaixo em detalhes um pouco da história deste uniforme tão marcante. Clique aqui se você quer assistir Santos ao vivo ou outros clubes do Brasil.

Fornecedora

O Brasil teve vários fornecedores de material esportivo para sua seleção em diversas temporadas diferentes, com destaque para Umbro e Topper que chegaram inclusive a produzir uniformes para a seleção em Copas do Mundo. A Topper, por exemplo, vestia o famoso Brasil de 1982, que marcou época com um timaço, mas infelizmente não conseguiu conquistar a Copa do Mundo. Já a Umbro era a fornecedora de uniforme do Brasil durante a Copa do Mundo de 1994 em que o Brasil foi campeão e conseguiu o tetra.

No entanto, desde o fim dos anos 1990 até os dias de hoje, a fornecedora de material esportivo para a seleção nacional do Brasil tem sido a empresa americana Nike. Na Copa de 2002, isso não foi diferente. A Nike foi quem idealizou e disponibilizou o uniforme para os jogadores do time que mais tarde seria sagrado campeão mundial e faria com que o Brasil se tornasse o primeiro pentacampeão na história do futebol mundial.

A camisa

Camisa amarela do Brasil 2002 Nike

A camisa utilizada na Copa de 2002 foi muito marcante para diversos torcedores. Isso porque a camiseta tinha um design um pouco diferente e considerado moderno para a época, com o amarelo como cor predominante e detalhes em verde relativamente grandes nas laterais da parte frontal da camisa e também na manga.

Além da tradicional camiseta amarela, o Brasil também utilizou a camisa azul em uma das partidas mais marcantes da Copa do Mundo: no jogo contra a Inglaterra pelas quartas-de-final, quando o Brasil venceu numa virada emocionante após um lindo gol de falta e por cobertura de Ronaldinho Gaúcho. O uniforme azul tinha um desenho idêntico ao uniforme principal, somente com cores diferentes. O azul era predominante e os detalhes nas laterais da parte da frente da camisa e nas mangas eram na cor branca.

A Copa do Mundo de 2002

O Brasil chegou a Copa do Mundo de 2002 na Coréia do Sul e no Japão com muita desconfiança após dificuldades nas Eliminatórias e eliminações vexatórias em edições da Copa América. No entanto, vestindo este uniforme produzido pela Nike para a Copa de 2002, o Brasil fez uma campanha histórica, venceu todos os sete jogos disputados pela competição sem nem mesmo precisar de prorrogação e conquistou o penta. A final contra a Alemanha terminou em 2 a 0 a favor dos brasileiros, com dois gols de Ronaldo.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Após a Copa

Este mesmo uniforme continuou a ser utilizado após a Copa do Mundo e chegou inclusive a ser vestido pela seleção em partidas disputadas já no ano de 2003. Somente no meio de 2003 é que a Nike decidiu trocar a camisa da seleção, aposentando assim este uniforme marcante e histórico do Brasil.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!