Camisas de Futebol » A origem da camisa carijó do Bragantino nos anos 90

A origem da camisa carijó do Bragantino nos anos 90

Manto lançado pela Dell'Erba faz sucesso até hoje e virou desejo de muitos colecionadores

by Juliano Buzato
A origem da camisa carijó do Bragantino nos anos 90
Compartilhe este link em suas redes sociais:

No início dos anos 90, o Bragantino fez um enorme sucesso ao vencer o Campeonato Paulista e chegar ao vice-campeonato brasileiro de 1991. Mas além do sucesso dentro de campo, a sua camisa, assinada pela Dell’Erba, e que recebeu a alcunha de Carijó, fez um enorme sucesso pela sua extravagância e até hoje é cultuada e desejada por muitos colecionadores.

Mas você conhece a real origem desta camisa? Confira abaixo nosso vídeo especial em nosso quadro #MDFExplica:

Fotos: Chanti Sports, Acervo Gazeta, Classic Football Shirts

Camisa Carijó e sua origem na Europa

Camisa Carijó Bragantino 1991 DellErba

No início da década de 90, o Bragantino fez um enorme sucesso no futebol brasileiro, ao conquistar o Campeonato Paulista de 1990 e chegar ao vice-campeonato brasileiro, em 1991.

Além do ótimo futebol apresentado pela equipe de Mauro Silva, Gil Baiano, entre outros, chamava a atenção, a camisa usada pelo time de Bragança Paulista, que ganhou a carinhosa alcunha de Carijó.

O que nem todos sabem é que essa camisa não é uma criação genuinamente brasileira, pois foi feita pela Umbro, marca que era referência no mercado de material esportivo naquela época.

Camisa Escócia Umbro 1988/89

Em entrevista à revista Vice, Ricardo Dell’erba, responsável pela criação do uniforme do Massa Bruta, afirma que sua inspiração foi uma camisa usada pela Escócia no fim dos anos 80. Segundo ele, na época não existia esse conceito de pirataria que existe hoje, e todas as marcas copiavam umas as outras.

ajax-1988-1989

Vale lembrar, que na mesma época, o Ajax vestiu uma camisa reserva no mesmo estilo, mas em azul, vermelho e branco, cores que também foram repetidas pela Dell’erba em outro time, o Bragantino do Pará, que acabou usando o mesmo template do xará paulista.

Camisa do Bragantino do Pará Anos 90

Fato é, que apesar do design não ser original, a Dell’Erba conseguiu um sucesso absurdo com a sua camisa para o Bragantino, que até hoje é considerado um dos mantos mais icônicos do futebol brasileiro e um verdadeiro símbolo do futebol anos 90.

E aí, gostou de conhecer a origem da camisa Carijó do Bragantino, uma das mais marcantes dos anos 90? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar