A origem da camisa amarela da Seleção Brasileira » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » A origem da camisa amarela da Seleção Brasileira

A origem da camisa amarela da Seleção Brasileira

Saiba como surgiu a camisa canarinho do Brasil, que substituiu o manto branco após o Maracanazo

by Juliano Buzato
A origem da camisa amarela da Seleção Brasileira
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Após a derrota para o Uruguai na Copa de 50, popularmente conhecida como Maracanazo, a camisa branca, usada pela Seleção Brasileira por quase meio século, foi aposentada, dando espaço para a origem da camisa amarela, a tradicional canarinho.

Mas qual a origem do manto que se tornou símbolo do futebol-arte e um dos mantos mais respeitados de todo o mundo? Fizemos um vídeo explicando essa criação, no #MDFExplica. Confira abaixo!

Como surgiu a camisa canarinho do Brasil?

1950_brasilxuruguai

Após o dolorido Maracanazzo, a camisa branca usada pela seleção brasileira, acabou se tornando uma das culpadas pela derrota e símbolo de “má sorte” entre os torcedores.

Correio da Manhã 1952

Aproveitando-se da situação, dirigentes da CBD resolveram por em prática uma antiga vontade de trazer uma maior nacionalidade para o uniforme brasileiro e junto do jornal carioca “Correio da Manhã”, criaram em 1952, um concurso para a escolha do novo padrão.

O concurso tinha como regra, o uso das quatro cores da bandeira nacional, e fez enorme sucesso para a época, contando com mais de 300 participantes.

Aldyr Garcia Schlee

O vencedor foi Aldyr Garcia Schlee, gaúcho de Pelotas, que fez mais de 100 esboços, até chegar no modelo ideal: camisa amarela com detalhes verdes, calção azul e meias brancas. Nascia ali o manto histórico que mudaria para sempre a trajetória da Seleção Brasileira.

Camisas da Seleção Brasileira 2020-2021 Nike

A aceitação do novo modelo pela torcida foi imediata, e com o passar dos anos, a camisa canarinho se tornou símbolo do futebol-arte e um dos mantos mais respeitados de todo o mundo.

[tds_note]

Veja também:

[+] Guia de Jogos de Hoje na TV

[+] Siga o Mantos do Futebol no Instagram

[/tds_note]

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou da origem da camisa amarela da seleção brasileira no MDF Explica? Se você gostou, não esqueça de compartilhar o link com os amigos!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!