Galo de Rua: Camisa do Atlético inspira torcedor a ajudar moradores de rua em BH » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Galo de Rua: Camisa do Atlético inspira torcedor a ajudar moradores de rua em BH

Galo de Rua: Camisa do Atlético inspira torcedor a ajudar moradores de rua em BH

by Juliano Buzato
Galo de Rua Atlético Mineiro
Compartilhe este link em suas redes sociais:

O Brasil é um país bastante desigual e a pandemia dificultou ainda mais a vida de muitas pessoas, que sem ter como pagar uma moradia, tiveram que morar nas ruas das principais cidades do país. Em meio a todo esse problema social, o futebol acaba sendo um fenômeno que consegue permear todas as classes, raças e religiões, sendo que muitas vezes esta paixão é representada pelas camisas de futebol, que acabam se tornando um símbolo de amor a um clube de coração.

E foi uma camisa de futebol que fez com que o torcedor do Atlético Mineiro, Lucas Abdo, se identificasse com outro torcedor do Galo, chamado Fred, que atualmente mora nas ruas de Belo Horizonte.


“Andando pela Av. Bias Fortes com a Álvares Cabral, parei para tirar a foto de uma camisa do Galo de 1998 em bom estado, que estava pendurada em um varal. Ao me aproximar, disse pra ele que esta peça era bastante rara, e ele imediatamente a ofereceu pra mim. Fiquei sem graça, mas no dia seguinte levei outras duas pra ele”, conta Lucas.

O fato é apenas uma das histórias do “Galo de Rua”, página que tem o intuito de democratizar o amor pelo seu clube do coração e ajudar quem mais precisa. Através da página ele tenta mobilizar torcedores atleticanos para doar camisas do time, além de alimentos e produtos de higiene, para quem mais precisa.

“O foco do Galo de Rua é ajudar atleticanos em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é retratar o Atlético em qualquer tipo de arte de rua, que tem tudo a ver com a temática da página. Em outras palavras, é registrar o povão e sua cultura atleticana. A maioria deles é atleticana, mas quando alguém torce para o rival, oferecemos os demais itens: roupa comum, chinelo, escova e creme dental e absorventes, por exemplo. Além disso, quando há marmitas, são pra todos”, explica o criador da página ao Mantos do Futebol.

A página no Instagram foi criada em abril de 2021, mas Lucas explica que essa prática de distribuir camisas do Galo para as pessoas é algo que vem de muitos anos, e teve inspiração em seu pai.

“A data de criação da conta no Instagram é 11 de abril de 2021. Porém, eu já fazia esse tipo de ação há, pelo menos, oito anos. Viajava e voltava com a mochila mais vazia, já que uma boa parte das camisas do Galo ficavam pelo caminho. A inspiração, sem dúvidas, é meu pai. Lembro perfeitamente de ele tentar converter (alguns com sucesso) amigos meus. Além disso, tive a cultura de arquibancada desde criança. É uma forma de retribuir o que esse povão já fez pelo Galo, sobretudo nas décadas de 1990 e 2000 – quando levou o time nas costas”, conta Lucas.

“A ideia da página é ser colaborativa. A maioria das fotos são nossas, mas recebemos contribuições de seguidores também e damos os devidos créditos. O objetivo é doar as camisas para os atleticanos que estiverem nessa situação e poder levá-los aos jogos futuramente”, finaliza o criador do Galo de Rua.

Você pode seguir a página criada por Lucas no Instagram, clicando aqui!

► Compre camisas do Atlético-MG na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostou do projeto Galo de Rua que usa a camisa do Atlético Mineiro para ajudar moradores de rua em BH? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!