Liga MX quer fornecedora exclusiva para uniformes de todos os times » Mantos do Futebol
Mantos do Futebol » Marketing » Liga MX quer fornecedora exclusiva para uniformes de todos os times

Liga MX quer fornecedora exclusiva para uniformes de todos os times

by Juliano Buzato
ligaMX clubes
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A Liga MX, nome oficial do Campeonato Mexicano da primeira divisão, estuda mudanças drásticas em seu modelo comercial para valorizar a competição e garantir uma maior receita recorrente a todos os clubes, e dentre algumas das ideias está a exclusividade de produção de todos os uniformes para a mesma fornecedora, assim como acontece atualmente na MLS e na Superliga Chinesa, por exemplo.

A necessidade surgiu após a pandemia de Covid-19 afetar drasticamente as finanças das equipes e o modelo de venda centralizada de ativos, como é feito nas ligas norte-americanas, passou a servir como um espelho aos dirigente. Além dos uniformes, direitos televisivos, placas de publicidade e ativações em redes sociais também estão no pacote imaginado pela liga.


“Temos que provar que o mercado paga mais se for negociado pela liga. Se você é Pumas e ganha cinco pesos pela venda dos direitos de seu uniforme, não vai liberá-lo para mim se eu não garantir que você ganhará mais de cinco. Vocês nem vão ver polêmica, vamos perguntar ao mercado o que acham do uniforme de uma das três ligas mais importantes do continente, vamos ver o que o mercado nos diz. Tenho evidências e estou certo de que o mercado vai nos dar mais do que temos atualmente”, explicou Mikel Arriola, presidente executivo da Liga MX, à ESPN Deportes, do México.

O grande empecilho, como explicado por Mikel Arriola, está no fato dos grandes clubes aceitarem uma padronização no acordo. Clubes como América, Tigres, PUMAS, Monterrey e Chivas Guadalajara possuem os contratos mais valiosos do país, todos em acordos com as maiores empresas internacionais do segmento.

ligaMX

“Existem ativos que podemos comercializar melhor se centralizarmos. Se centralizarmos algo que é negociado por muitas partes, é preciso gerar economia de escala e receber mais do que cada um dos participantes recebe, estamos vendo quais ativos podemos colocar nessa cesta. Uniformes, publicidade, porque é urgente devolver o fluxo de dinheiro às equipes para investir no talento, que é o que se investe, além das forças básicas, e isso para entregar o melhor possível ao público”, acrescentou Arriola.

Atualmente, dos 18 times da Liga MX, a marca que possui o maior número de equipes é a mexicana Charly Futbol que veste cinco equipes (Atlas, Pachuca, Querétaro, Santos Laguna e Tijuana). Outra marca nacional, a Pirma, veste quatro clubes (Atlético San Luís, Club León, Mazatlán e Necaxa).

Nike e PUMA possuem dois parceiros cada. A marca norte-americana está com o América e com o Pumas, já a alemã veste o Chivas Guadalajara e o Rayados de Monterrey. Outras cinco fornecedoras possuem um time cada: Adidas (Tigres), Carrara (Juárez), Joma (Cruz Azul), Umbro (Puebla) e Under Armour (Toluca).

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que acharam da Liga MX querer uma fornecedora exclusiva para os uniformes de todos os times? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!