Camisas de Futebol » Maglia Azzurra: Camisa azul da Itália completa 110 anos

Maglia Azzurra: Camisa azul da Itália completa 110 anos

by Juliano Buzato
Camisa azul da Itália 2020-2021 PUMA | Eurocopa
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Um dos mantos mais tradicionais de todo o mundo, é a camisa azul da Seleção da Itália, a Maglia Azzurra, que nesta quarta-feira, 06 de janeiro de 2021, completa 110 anos.

A primeira vez que seleção principal da Itália vestiu azul foi em um jogo contra a Hungria, disputado na Arena Civica de Milão em 6 de janeiro de 1911. Este foi apenas o terceiro jogo oficial da equipe, que antes tinha atuado de camisas brancas.

A escolha da cor, que não está presente na bandeira nacional, tem relação com a casa Savóia, que governou a Itália de 1861 a 1946, e tem o azul como cor símbolo.

Maglia Azzurra: Camisa azul da Itália completa 110 anos

Primeiro time da Itália a vestir azul. Foto: figc.it

Desde então, a Azzurra tem usado camisas azuis e foi desta forma que conquistou seus principais títulos, como as quatro Copas do Mundo, a Euro de 1968, e a Olimpíada de 1936.

Time da Itália 2006 Copa do Mundo

Com o tempo, se viu necessário ter uma opção alternativa ao azul, e a camisa branca, que fora utilizada nos primeiros jogos, acabou se tornando base para o uniforme reserva. No entanto, ao longo de sua história, a equipe já vestiu outras cores, como o verde e o preto.

Camisa verde da Itália 2019-2020 PUMA kit

O verde foi recentemente utilizado pela PUMA em 2019, em uma camisa que remetia ao “renascimento” da seleção italiana, que esteve em baixa nos últimos anos. Mas na verdade, a primeira vez que a cor foi utilizada, foi em 1954, em amistoso contra a Argentina.

A primeira camisa verde da Itália

A cor agradou e passou a ser utilizada pelas equipes de base durante alguns anos, pois como são supersticiosos, os italianos relacionavam o verde, como a cor da esperança.

Já a camisa preta envolve uma história muito mais polêmica e tem como palco a Copa do Mundo de 1938, e o dedo de nada mais, nada menos que Benito Mussolini, maior representante do fascismo.

camisa preta da italia 1938

Naquele ano, o Mundial foi disputado na França e como a equipe da camisa também vestia azul, a Itália precisou criar uma solução de última hora. Mas ao invés de adotar o branco, cor que já tinha sido utilizada anteriormente, o ditador Benito Mussolini resolveu que a equipe deveria utilizar uniformes pretos, para ficarem mais parecidos com os “camisas negras”, nome dado ao exército fascista e que utilizava fardamento nesta cor. A escolha acabou causando muita polêmica, mas os italianos, que eram os atuais campeões, não tiveram dificuldade para se impor e venceram por 3×1.

italia 38 fascismo

De azul, Seleção Italiana faz saudação nazista antes de jogo pela Copa do Mundo de 38.

Nas semifinais, já vestindo azul novamente, ganharam do Brasil por 2×1, e na final, também com a tradicional camisa azzurri, derrotaram a Hungria por 4×2 e conquistaram o seu bicampeonato.

► Compre camisas da Itália na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Sabia que a Maglia Azzurra, tradicional camisa azul da Itália completa 110 anos em 2021? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!