História da camisa da Portuguesa, a Lusa do Canindé » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » História da camisa da Portuguesa, a Lusa do Canindé

História da camisa da Portuguesa, a Lusa do Canindé

by Juliano Buzato
Lusa Third 2020 100 anos a
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A Associação Portuguesa de Desportos foi fundada em 14 de agosto de 1920 e exatamente hoje completa 100 anos de história vestindo sua tradicional camisa rubro-verde.

Se no passado já foi considerada o quinto grande paulista, hoje a Lusa vive seu pior momento, sem estar disputando uma divisão nacional, na série A2 do Paulistão e com dívidas infindáveis que fazem com que apenas os mais fanáticos torcedores acreditem em que o clube volte a trilhar o caminho de glórias que já percorreu um dia.

No entanto, a história da Fabulosa a coloca, sem nenhuma dúvida, na lista das instituições mais importantes do futebol brasileiro. Lá, craques como Djalma Santos, Julinho Botelho, Félix, Leivinha, Marinho Peres, Enéas, Roberto Dinamite, Dener e Zé Roberto, entre outros, fizeram seus nomes e ajudaram a construir esse rico legado.

Em seu rol de títulos estão três campeonatos paulista, três condecorações do Fita Azul, dois torneios Rio-São Paulo e mais recentemente um título da série B do Brasileirão em 2011, com um time que ficou conhecido como Barcelusa, devido ao seu empolgante e bonito futebol jogado.

A origem da camisa rubro-verde da Lusa

bandeira-de-portugal

Assim como muitos já devem imaginar, a camisa da Portuguesa tem sua inspiração na bandeira de Portugal com as cores vermelha e verde predominantes.

djalma-santos-Portuguesa

Djalma Santos, um dos maiores ídolos da história da Portuguesa, com os dois modelos de camisa titular usados pelo clube

Atualmente a camisa principal traz listras horizontais rubro-verdes, mas diferentemente do que muitos pensam, esse modelo só foi adotado como padrão principal nos anos 50. Antes, o manto tradicional era todo vermelho com detalhes verdes, geralmente na gola e nos punhos, modelo que de vez em quando ainda é utilizado como opção titular.

Camisa Retrô Portuguesa 1920 (2)

As primeiras camisas do clube, no entanto, não traziam a tradicional Cruz de Avis que é vista atualmente no escudo da Portuguesa, mas sim o brasão de armas de Portugal, que foi usado até 1923.

Lusa Third 2020 100 anos

Este brasão português foi inclusive trazido de volta na camisa do centenário da equipe, assinada pela fornecedora Ícone Sports. Este kit especial traz aplicações em dourado para celebrar os 100 anos gloriosos completados pela Lusa.

Além do kit do centenário, a coleção da Lusa para 2020-2021 ganhou também a tradicional camisa titular com listras horizontais rubro-verdes e o manto reserva que tradicionalmente é branco e desta vez tem uma faixa central rubro-verde que some em um degradê de linhas.

As três camisas da Lusa para a temporada são assinadas pela Ícone Sports e estão à venda na FutFanatics. Você consegue adquiri-la clicando no botão abaixo!

 Compre as camisas da Lusa na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostou da história da camisa da Portuguesa, equipe fundada em 1920 e que completa 100 anos em 2020? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!