Camisas de Futebol » Bola Nike Flight: Uma revolução na aerodinâmica do futebol

Bola Nike Flight: Uma revolução na aerodinâmica do futebol

by Juliano Buzato
Bola Nike Flight: Uma revolução na aerodinâmica do futebol
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A temporada 2020-2021 está prestes a iniciar e a Nike não para de inovar, lançando a bola Nike Flight, que segundo a marca traz uma revolução na aerodinâmica do futebol.

A novidade apresentada nesta segunda-feira (29), traz resultados de um trabalho desenvolvido há oito anos, com um design que promete acabar com inconsistências durante o trajeto da bola no ar.


A Nike Flight servirá como base para as bolas das principais ligas europeias na temporada que se aproxima e chegará ao Brasil na temporada 2021.

Bola Nike Flight: Uma revolução na aerodinâmica do futebol

Nike AerowSculpt

Bola Nike Flight: Uma revolução na aerodinâmica do futebol

A tecnologia desenvolvida pela Nike que será responsável por essa “revolução” se chama AerowSculpt, e segundo a marca, melhora em 30% a estabilidade durante o vôo, do que a sua antecessora.

Em um ambiente controlado, a Nike fez diversos testes de aerodinâmica com 68 iterações diferentes ao longo de milhares de horas e a participação de mais de 800 atletas profissionais que validaram cada uma das etapas até que uma versão final fosse alcançada.

Para reduzir a oscilação e criar um vôo mais previsível e consistente, o Nike Innovation Equipment Lab projetou uma solução que promove o movimento do ar ao redor da bola, em vez de agarrar sua superfície. O design baseado em desempenho apresenta o Nike AerowSculpt, uma nova tecnologia aerodinâmica proprietária.

Bola Nike Flight: Uma revolução na aerodinâmica do futebol

“A construção começou com uma ranhura Aerotrack em forma quadrada. Ao longo das 68 iterações, modificamos a forma da ranhura, adicionamos divisas esculpidas e exploramos vários recursos para oferecer um padrão geométrico que ajuda a promover um vôo mais estável”, explica Kieran Ronan, diretor sênior de equipamentos globais da Nike.

A configuração do painel também influencia como a bola voa. O Nike Flight possui uma construção de quatro painéis soldada por fusível com 40% menos costuras rígidas do que uma bola de 12 painéis tradicional. Essa construção permite um ponto de destaque para toque e desempenho superiores.

Um elemento de design adicional é o reaproveitamento da tinta 3D do Nike All Conditions Control (ACC). Introduzido em 2014, o ACC ajuda a garantir uma aderência ideal em condições úmidas ou secas. A bola Nike Flight usa o layout de tinta 3D para imprimir estrategicamente “micro flaps” ao longo do Nike AerowSculpt, extravasando os princípios aeroespaciais e otimizando ainda mais a estabilidade aerodinâmica.

Bola Nike Flight: Uma revolução na aerodinâmica do futebol

“Estou ansiosa para marcar gols com a bola Nike Flight; é a bola mais bonita e futurista que já joguei”, comentou a craque norueguesa Ada Hegerberg, nova patrocinada da marca norte-americana.

A bola personalizada para a Premier League deve ser oficialmente lançada neste mês de julho, bem como para outras competições europeias que terão início em agosto. Aqui no Brasil, a nova tecnologia só aparecerá na bola do Brasileirão 2021, já que a bola para a temporada 2020 já foi apresentada e segue com o modelo Nike Merlin.

► Compre bolas de futebol na FutFanatics

O que acharam da Nike Flight, a nova bola lançada pela Nike, com a tecnologia AerowSculpt que traz uma revolução na aerodinâmica do futebol? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Veja também: 

Bola da Premier League 2020-2021 Nike Aerowsculpt

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!