Camisas de Futebol » Os maiores patrocínios do futebol que estampam as camisas dos clubes

Os maiores patrocínios do futebol que estampam as camisas dos clubes

by Juliano Buzato
Os maiores patrocínios do futebol que estampam as camisas dos clubes
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Os acordos de patrocínio máster entre equipes de futebol e grande empresas nunca foram tão elevados em termos financeiros como na atual década, um reflexo da valorização do futebol como produto de entretenimento em todo o mundo.

Das cinco camisas mais valiosas do futebol mundial em termos de patrocínio máster, nenhuma delas vale menos de 50 milhões por temporada e a tendência é que os acordos sejam ainda maiores a partir da próxima década.

Paris Saint-Germain (ALL)

Durante 13 anos, o Paris Saint-Germain foi patrocinado pela companhia aérea Fly Emirates e, nesse período, o clube cresceu muito e se tornou um dos principais times do futebol mundial.

A partir desta temporada, o PSG usa a marca ALL em sua camisa. A ALL é uma marca que lançada pela rede de hotéis francesa Acor e pagará ao PSG 50 milhões de euros por temporada. No entanto, o tempo de contrato não foi divulgado por ambas as partes.

Após o acordo ser divulgado, a Acor escreveu um comunicado à imprensa: “A partir da junção, ambas as marcas vão poder oferecer aos fãs do esporte por todo o mundo iniciativas inovadoras para gerar ainda mais engajamento. A popularidade crescente, abordagem única em lifestyle e reconhecimento global de inspiração aos seus fãs e parceiros do Paris Saint-Germain combinam bem com o novo programa de fidelidade da Accor, que visa oferecer experiências “únicas na vida” para os atuais e futuros membro do ALL.”

Manchester City (Etihad Airways)

Treinado pelo espanhol Pep Guardiola, o Manchester City conta com um time recheado de craques e venceu as últimas duas edições da Premier League (campeonato inglês). Na atual década, os Citizens, como são conhecidos em Manchester, é a equipe que mais venceu a Premier League (2012, 2014, 2018 e 2019).

Mas a história do Manchester City nem sempre foi de muitas glórias, e tudo mudou após a parceria com a empresa aérea Etihad Airways. Em 2011, os Citizens registraram um contrato de dez anos no valor de 470 milhões de euros com a companhia aérea — média de 47 milhões de euros por ano.

O acordo inclui patrocínio da camisa, kit de treinamento, naming rights do estádio (Etihad Stadium) e o complexo City Football Academy, que é considerado um dos centros de treinamento mais modernos no mundo.

Em 2015, os dois lados firmaram um novo acordo e atualmente o City recebe 52 milhões de euros de patrocínio máster por temporada.

Barcelona (Rakuten)

Na atual década, o Barcelona é uma das camisas mais valorizadas do futebol mundial — e não poderia ser diferente. Além de ganhar muitos títulos e ter uma visibilidade muito grande no exterior, ter Lionel Messi com a camisa da equipe todo semana é um trunfo e tanto para conseguir melhores acordos publicitários.

Desde 2016. o patrocinador master do clube catalão é a Rakuten. Empresa japonesa de comércio eletrônico, a Rakuten assinou um acordo de cinco anos de 55 milhões de euros por temporada com o Barcelona.

Os maiores patrocínios do futebol que estampam as camisas dos clubes

A parceria tem sido benéfica para as duas partes. Se de um lado o Barcelona briga pelos principais títulos todos os anos, do outro, a Rakuten conta 70 empresas e está presente em 29 países e com mais de 14 mil funcionários. No Brasil, a empresa japonesa cresceu muito após a parceria — hoje tem mais de 150 anunciantes e supera 16 mil afiliados no país.

Real Madrid (Fly Emirates)

Considerado por muitos como o maior clube do futebol mundial, o Real Madrid possui uma grande base de fãs a nível mundial e tem a segunda camisa mais valiosa do futebol mundial atualmente.

Desde 2017, o clube merengue recebe da companhia aérea Fly Emirates 70 milhões de euros por temporada. Quando o contrato foi assinado, a equipe espanhola era a atual campeã europeia e contava com o craque Cristiano Ronaldo, que no ano seguinte acabaria se transferindo para a Juventus, da Itália.

O acordo entre o Real Madrid e a Fly Emirates vai até 2022 e ainda não há rumores sobre o futuro da parceria, mas é fato que a saída de Cristiano Ronaldo em 2018 não foi um bom negócio para ambas as partes.

Manchester United (Chevrolet)

Maior clube da Inglaterra em número de títulos nacionais, a marca Manchester United é muito forte no mercado asiático. Em 2014, os Diabos Vermelhos, como são conhecidos, assinaram um contrato de patrocínio histórico com a montadora de automóveis Chevrolet. Desde então, o United recebe 75 milhões de euros da Chevrolet por temporada e o acordo irá até 2021.

Apesar de ter o maior patrocínio máster do futebol mundial, o Manchester Unidade anda mal das pernas dentro de campo há algum tempo e não tem justificado na prática o alto orçamento que tem para investir.

Segundo estatísticas do site Infogol, o Manchester United está longe de ter o melhor ataque e a defesa mais eficiente da Premier League. Além disso, o time não está zona de classificação para a próxima edição da UEFA Champions League e tem oscilado muito na atual temporada.

Os maiores patrocínios do futebol que estampam as camisas dos clubes

Sendo assim, a Chevrolet não está satisfeita com a parceria e já comunicou ao Manchester United que não renovará o patrocínio no término do contrato. 

Mas os Diabos Vermelhos agiram rápido e estão perto de fechar um grande acordo com empresa chinesa Haier. A imprensa britânica especula que o valor oferecido pelos chineses ao clube inglês é de 82 milhões de euros por temporada.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar