Camisas de Futebol » Lev Yashin vestiu o uniforme do Flamengo em 1965

Lev Yashin vestiu o uniforme do Flamengo em 1965

by Juliano Buzato
Lev Yashin Flamengo
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Em 22 de outubro de 1929, nascia Lev Yashin, goleiro que marcou época pelo Dynamo de Moscou e pela Seleção da União Soviética, e foi considerado pela FIFA e pela IFFHS o melhor goleiro do século XX.

O soviético é também o único goleiro a vencer uma Bola de Ouro da France Football, prêmio conquistado em 1963, e inclusive virou nome do prêmio “Luva de Ouro”, que elegeu o melhor goleiro da Copa do Mundo, durante quatro edições, entre 1994 e 2006.


Durante sua carreira, o goleiro ficou bastante caracterizado por usar um uniforme todo preto, que lhe rendeu o apelido de Aranha Negra. Segundo ele, a vestimenta preta era para parecer discreto e não dar um ponto de referência aos atacantes. Além da roupa, outro acessório marcante em sua carreira foi sua boina, que era frequentemente usada em dias de sol.

Lev Yashin no Flamengo

Mas o que poucos sabem é que Lev Yashin já vestiu o uniforme do Flamengo, e inclusive foi cogitado pela imprensa carioca que o goleiro jogaria pelo clube, algo que infelizmente nunca aconteceu.

Lev Yashin Flamengo

Reprodução: Jornal dos Sports 1965 | Retirado de: medium.com/onze-mais

Em meados de 1965, durante suas férias de verão na União Soviética, Lev Yashin escolheu o Rio de Janeiro para passar visitar. Antes mesmo de descer do avião, foi clicado pelo “Jornal dos Sports” que cravava o acerto do goleiro com o Flamengo “Nº1 Russo já é do Fla”, dizia a chamada.

No dia seguinte, em entrevista coletiva dada na embaixada da URSS no Rio, o goleiro desmentiu os boatos e disse que estaria no Brasil para passar férias e treinaria no Flamengo para manter a forma.

Lev Yashin Flamengo

Reprodução: Jornal dos Sports 1965 | Retirado de: medium.com/onze-mais

Dias após, o mesmo “Jornal dos Sports” fez outra chamada, na qual mostrava Yashin com seu tradicional uniforme preto e o escudo do Flamengo ao centro com o seguinte título “Um goleiro em férias”. O mais curioso é que na descrição da foto, o jornal faz questão de deixar claro que o treino do goleiro era “mais para movimentar os músculos do que para mostrar suas qualidades tão decantadas pela crônica soviética”, já que não fez tanto esforço e em treinos de chutes acabava “indo apenas nas chamadas bolas boas”.

Lev Yashin Flamengo

Por fim, Lev Yashin acabou ficando apenas duas semanas no Brasil, onde aproveitou a cidade e as praias do Rio de Janeiro e fez alguns treinos na Gávea, mas chegou apenas a vestir a camisa do rubro-negro em treinamentos e infelizmente não em um jogo oficial.

Lev Yashin no Flamengo em 1965

No vídeo abaixo você confere mais algumas imagens do goleiro soviético treinando no Flamengo:

► Compre camisas do Flamengo na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Você sabia que Lev Yashin já havia vestido o uniforme do Flamengo? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!