Logo Nike Futura e as emblemáticas camisas dos anos 90 » MDF
Camisas de Futebol » História » Logo Nike Futura e as emblemáticas camisas dos anos 90

Logo Nike Futura e as emblemáticas camisas dos anos 90

by André Coutinho
Logo Nike Futura PSV 1995
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A Nike decidiu, nesta temporada 2019-2020, lançar terceiras camisas inspiradas nos anos 90 para seus principais clubes patrocinados. Todas tem uma pegada retrô e trazem como um dos principais detalhes o “logo Futura” da marca, ou, como chamamos aqui “Swoosh Retrô”, criado pela estudante de design gráfico Carolyn Davidson e vendido a Phil Knight e Bill Bowman por apenas 35 dólares (142 reais).

Aproveitando a semana desses lançamentos vintages da marca, decidimos trazer alguns modelos emblemáticos criados pela marca na década de 90, que traziam elementos presentes nos modelos alternativos desta temporada.

Por que logo Nike Futura?

Logo Nike Futura

Primeiramente você deve estar se perguntando, por que o logo se chama Nike Futura? Pois é, fizemos a mesma pergunta quando ouvimos essa denominação para o símbolo, mas a resposta é bem mais simples do que parece. A fonte usada pela Nike neste logo foi a Futura Extra Bold Condensed Oblique, por conta disso, o logo ganhou essa nomenclatura.

Borussia Dortmund

Camisas emblemáticas da Nike nos anos 90Quando se fala em camisas da Nike nos anos 90, é bem comum que as camisas do Borussia Dortmund venham a mente. Naquela época, eram poucas as equipes que tinham patrocínio da marca americana e o clube alemão, um deles, talvez seja o que teve as camisas mais icônicas, como a de 1993-1994 (imagem acima).

Camisas emblemáticas da Nike nos anos 90

Logo depois, o clube lançou uma camisa com um visual bem diferente, marca daquela época. Ele trazia nas mangas detalhes pretos que lembravam asas e a gola num formato totalmente novo (resgatado na camisa third do Chelsea) com o logo Futura dentro dela, uma posição bem diferente. Com esse manto, a equipe foi campeã da Bundesliga em 1994-1995.

Camisas emblemáticas da Nike nos anos 90

A versão seguinte também é muito lembrada e era bem mais “comportada”, tendo as “asas” substituídas por uma faixa preta nas mangas. O logo Futura também voltou para o lugar tradicional. Ela foi utilizada no título da Bundesliga de 1995-1996.

PSG

Camisas emblemáticas da Nike nos anos 90

O manto de 1993-1994 é um dos mais lembrados na história do clube, também pela ousadia do modelo, que trazia uma faixa vermelha centralizada e diversas linhas saindo dela. Dizem, inclusive, que a camisa titular do Barcelona 2017-2018 foi inspirada nessa. Com ela, o PSG venceu a Ligue 1, com um time comandado por Raí.

Camisas emblemáticas da Nike nos anos 90

Um outro modelo muito lembrado (talvez pelos patrocinadores chamativos) foi o da temporada seguinte, utilizada no título da Copa da França. Ela trazia um modelo mais tradicional, porém com a gola exclusiva da marca, com o logo Futura dentro dela.

Arsenal

Camisas emblemáticas da Nike nos anos 90

O manto titular utilizado entre os anos 1994 e 1996, primeiro da parceria com a Nike, não trouxe muita sorte dentro de campo, mas é bem lembrada pelo seu design, que trazia uma série de raios e faixas formadas pelo apelido Gunners. As mangas, costumeiramente brancas por inteiro, tinha somente uma faixa na cor.

Camisas emblemáticas da Nike nos anos 90

O manto reserva na temporada 1994-1995 trazia o mesmo design do titular, mas em azul, com as faixas nas mangas e a gola pólo em azul celeste.

Camisas emblemáticas da Nike nos anos 90

O manto reserva da temporada 1995-1996 já era mais chamativa. O clube e a marca ainda apostavam nos raios, agora em maior escala na camisa, que era dividida em azul marinho e azul celeste e é tida até hoje como uma das mais bonitas da história do clube.

PSV

Camisas emblemáticas da Nike nos anos 90

A camisa de 1995-1996 é muito lembrada por aqui por causa de Ronaldo Fenômeno. O PSV foi o primeiro clube do atacante na Europa e passou a vestir Nike na segunda temporada dele no clube, tendo como primeiro modelo uma releitura do tradicional listrado, que tinha a cor vermelha como predominante e finas linhas brancas verticais, com uma faixa branca horizontal no peito. Por todo o manto foi colocado o nome PSV em marca d’água. O manto, no entanto, só ganhou uma Copa da Holanda, mesmo com R9 dando show.

Nigéria

Camisas emblemáticas da Nike nos anos 90

A Nigéria foi uma das primeiras seleções a vestir Nike, logo após a Copa de 1994, quando vestiu, talvez, seus dois uniformes mais lembrados de todos os tempos, que eram feitas pela Adidas. O primeiro modelo da marca americana para o selecionado era igual ao do Borussia Dortmund que falamos anteriormente, na cor verde e detalhes em preto e branco. O aclamado manto de 2018 acabou tendo este como inspiração.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Você gosta do logo Nike Futura? Qual sua camisa da Nike dos anos 90 favorita? Deixe seu comentário e compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!