Existe um sistema de estrelas por títulos no Campeonato Francês (Ligue 1)? » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » Existe um sistema de estrelas por títulos no Campeonato Francês (Ligue 1)?

Existe um sistema de estrelas por títulos no Campeonato Francês (Ligue 1)?

by André Coutinho
Existe um sistema de estrelas por títulos no Campeonato Francês (Ligue 1)
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Com o oitavo título do PSG, muitos seguidores começaram a nos perguntar quando que o time francês colocaria sua primeira estrela acima de seu escudo? Essa honraria é normal em alguns países, como Alemanha e Estados Unidos, que possuem regras próprias para o uso desse simbolismo.

Como muitos sabem, aqui no Brasil não existe essa regra e cada time coloca estrelas a seu bel prazer. Podemos citar como exemplos, o São Paulo que tem estrelas para medalhas de ouro conquistada no atletismo por Adhemar Ferreira da Silva, que era atleta do clube, ou o Palmeiras que possui uma estrela vermelha simbolizando o título da Copa Rio de 1951, que o clube tenta oficializar na FIFA como um título mundial.

Voltando à duvida inicial, fomos pesquisar se há realmente alguma regra na Ligue 1 que coloque uma obrigatoriedade no uso de estrelas acima dos escudos, relacionados à conquistas no campeonato nacional, e o que acontece, na realidade, é que os clubes usam as estrelas de maneira bem subjetiva, sem uma regra específica, parecido com o que ocorre por aqui. Vamos à alguns exemplos:

Camisas da AS Saint-Etienne 2018-2019 Le Coq Sportif

A começar pelo maior vencedor, ainda o Saint-Étienne, com 10 conquistas, que usa apenas uma estrela com linhas verdes e azuis, acima do escudo, justamente simbolizando a conquista do deca-campeonato francês.

Camisas do Olympique de Marseille 2018-2019 PUMA

O Olympique de Marseille também utiliza apenas uma estrela, mas não pelo mesmo fato, até porque tem nove títulos reconhecidos apenas (1929, 1941 e 1993 não são reconhecidos por diferentes motivos). A estrela no uniforme branco e azul é pelo título da UEFA Champions League de 1993 e foi adicionada ao escudo logo após a conquista.

Camisas do FC Nantes 2018-2019 New Balance Titular kit

E a equipe que exemplifica bem a não existência de um regulamento oficial é o Nantes. Em 1987, o clube lançou um novo escudo com seis estrelas no seu interior, referentes aos títulos conquistados até então, e com as vitórias nos anos de 1995 e 2001, mais duas estrelas foram acrescentadas, totalizando oito atualmente.

Camisas do PSG 2018-2019 Nike

Agora, resta saber e esperar se o PSG irá adicionar uma estrela à seu escudo em alguns anos, seja por 10 títulos, ou caso ganhe a Champions League, mas o fato é que não há uma regra, tudo é subjetivo e vai ao gosto de cada equipe.

► Compre camisas de times franceses na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou de não haver um regulamento de estrelas na Ligue 1? Gosta de competições que fazem regulação? Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!