Camisas de Futebol » SPARTA: O processo de criação da nova marca do América-MG

SPARTA: O processo de criação da nova marca do América-MG

by André Coutinho
SPARTA América-MG lança marca própria abre
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Foi lançada nesta quinta-feira (20/12) a nova marca própria do América-MG, chamada “Sparta, que vestirá o clube pelos próximos anos.

Concebida em parceria do América com a Gadel Consultoria, do Grupo Gadel, e o designer Adriano Ávila, fundador do Futbox.com, a Sparta traz em sua essência traços da história do clube. Inspirada no exército espartano, a marca carrega as características guerreira e corajosa que correm nas veias de todo torcedor americano, como explicou Erley Lemos, diretor de Marketing e Negócios do Coelho. “O trabalho de desenvolvimento do conceito e design, realizado junto à Gadel e ao Futbox, foi intenso e ao mesmo tempo prazeroso. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e acreditamos que a Sparta vai cumprir com excelência o seu maior papel, que é trazer para o nosso uniforme a identidade do torcedor americano. Apostamos na identificação muito forte do americano com a marca, que terá vida própria sem descolar do América, por trazer alguns elementos que remetem ao clube”.

Adriano Ávila já havia participado de dois recentes processos de revitalização visual da marca do América e explicou o conceito adotado na criação. “O processo de criação da marca Sparta e de toda a linha de material esportivo foi um desdobramento das ações que realizamos junto ao Clube desde 2016. O conceito sintetiza graficamente a história do América e o projeta para o futuro a partir da Metodologia dos 3TS – Tradição, Torcida e Troféus, que promove a geração de valor para um clube de futebol por meio da sua identidade visual. Resgatamos o decacampeonato e o inserimos no contexto “espartano”, no qual um exército em menor número lutou bravamente contra milhares e fez história”.

Processo de criação da SPARTA

A FutBox divulgou o processo de criação da nova mara, assim como seu conceito, desde as ideias e referências iniciais, até todo o desenvolvimento.

SPARTA O processo por trás da nova marca do América-MG

A começar pela referência ao decacampeonato mineiro, conquistado entre os anos de 1916 e 1925, e ao número 10, que no processo de desenvolvimento inicial da marca passou a ser a letra “S”, de onde surgiu o nome “Sparta”.

SPARTA O processo por trás da nova marca do América-MG

Isso foi feito girando o número 10 em 90º para a direita. Posteriormente, a letra ganhou em duas de suas extremidades o “lambda” e ganhou uma inclinação, representando a projeção e avanço do clube.

A tipografia da numeração que irá nos uniformes do time também foi criada a partir da logo da marca, levando-se em consideração os ângulos existentes em sua composição.

Para conferir o estudo completo e todo explicativo, criado pelo designer Adriano Ávila, da FutBox, clique aqui.

O que achou do processo por trás da criação da marca própria do América-MG, a Sparta? Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar