Por que o Colo-Colo usa uma tarja preta acima do escudo na camisa? » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Por que o Colo-Colo usa uma tarja preta acima do escudo na camisa?

Por que o Colo-Colo usa uma tarja preta acima do escudo na camisa?

by André Coutinho
Por que o Colo-Colo usa uma tarja preta acima do escudo na camisa
Compartilhe este link em suas redes sociais:

O escudo do Colo-Colo é um dos mais “diferentões” do mundo, tendo um design super simples, mas com um significado imenso, fazendo referência às origens do clube e a boa parte da história do Chile e da América do Sul como um todo.

A começar pela figura do índio mapuche, povo que ofereceu grande resistência ao processo de colonização da América, principalmente durante a invasão espanhola no século XVI. O nome “Colo-Colo”, para quem não sabe, é originário de um dos caciques dessa tribo.

Tarja preta no escudo carrega “luto eterno”

Por que o Colo-Colo usa uma tarja preta acima do escudo na camisa

Mas, além disso, outro detalhe já tradicional no escudo, quando estampado nos uniformes da equipe, é a tarja preta colocada sempre acima da figura do índio.

A tarja é utilizada em homenagem a um dos fundadores e primeiro capitão do clube, David Arellano, conhecido por ser o “inventor” da “chilena”, ou bicicleta no dialeto futebolístico brasileiro. O jogador foi o primeiro a mostrar o movimento na Europa, durante uma excursão, em 1927.

Foi nessa mesma excursão que Arellano sofreu uma pancada no estômago, durante amistoso contra o Valladolid.  Esta lesão se transformou em uma Peritonite (inflamação na região abdominal) que acabou levando-o à morte. Desde então, o Colo-Colo adotou “luto eterno” e carrega uma tarja preta em seu uniforme.

David Arellano Colo-Colo

À princípio, essa tarja era usada no braço esquerdo, como os clubes costumam fazer normalmente, mas à partir de 1971, o clube resolveu oficializar essa homenagem na camisa e o utiliza acima do escudo.

Hoje, David Arellano dá nome também ao estádio dos campeões da Libertadores da América de 1991, os únicos chilenos a conseguir tal feito.

Outro fato curioso é em relação à braçadeira de capitão do Colo-Colo, que traz a bandeira da Alemanha. Já falamos deste caso aqui. Relembre!

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou da origem da tarja preta nas camisas do Colo Colo? Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!