Camisas de Futebol » Como surgiu a tradicional faixa diagonal vermelha do River Plate?

Como surgiu a tradicional faixa diagonal vermelha do River Plate?

by Juliano Buzato
Faixa diagonal vermelha do River Plate abre
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Muitos clubes usam camisas com faixas diagonais ao redor do mundo, entre eles temos aqui no Brasil o exemplo do Vasco da Gama e da Ponte Preta, no entanto, a camisa com fundo branco cortada por uma faixa transversal vermelha é inconfundível e totalmente identificada com o River Plate.

No entanto, a camisa do clube nem sempre foi assim. Em seus primórdios, a camisa era toda branca e o uniforme se completava com calção e meiões pretos. Em 1905, surgiu o tradicional desenho com a faixa diagonal vermelha que até hoje não se sabe ao certo a sua origem, já que existem duas versões “oficiais”.

Origem da faixa diagonal vermelha do River Plate

Camisa do River Plate 1908

Equipe do River Plate posa para foto em 1908.

A primeira delas, e a mais aceita, teria início após uma “travessura de carnaval”. Durante os festejos, um grupo de cinco jovens membros do River entraram em um táxi e roubaram uma fita de seda vermelha que estava no banco de trás. A traquinagem tinha como objetivo incrementar o uniforme do clube e dar mais cor ao simples branco. Após o “crime”, os jovens pegaram uma camisa, colocaram a fita entrelaçada diagonalmente e a prenderam com alfinetes.

Outra teoria e que também é bastante aceita, é que a adição da faixa vermelha é uma homenagem a São Jorge, santo que tem como signo a cruz vermelha sob o branco, cores presentes no River Plate e na bandeira de Gênova, cidade italiana de onde vieram vários dos membros do clube.

Faixa diagonal vermelha do River Plate

A verdade é que independente da real origem da faixa, a adição da faixa diagonal deu mais personalidade à camisa e a transformou em uma das mais “clássicas” do futebol mundial.

► Compre camisas do River Plate na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Você conhecia a história por trás da origem da faixa diagonal vermelha na camisa do River Plate? Qual das versões você mais gosta?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!