Hoje foi lançada a nova terceira camisa do Chelsea Football Club, que traz uma homenagem à Londres em seu design, mas que “é muito mais do que uma simples camisa”. Ela é a primeira a apresentar a tecnologia NikeConnect de interatividade com o portador do manto no futebol. Na NBA ela já foi introduzida nas jerseys da temporada 2017-2018.
O que já sabemos é que ao digitalizar o logo da NikeConnect na camisa através do aplicativo da fornecedora, os torcedores podem acessar produtos, conteúdos personalizados e experiência exclusivas, como por exemplo, participar do desenvolvimento de uma “fan jersey” que será criada em co-parceria com os designers da marca e lançada em edição especial em breve.
O site SoccerBible conversou com o diretor de produtos da Nike+, Michael Hailey, para tentar entender melhor como essa novidade funciona e trazemos aqui alguns dos pontos mais importantes.
Aproximar fãs dos times e jogadores
Michael deixou claro que o principal objetivo da nova tecnologia é aproximar ainda mais os fãs de suas equipes e dos jogadores favoritos através de conteúdos exclusivos para os detentores da camisa, que serve agora como uma “chave” para tudo isso.
Entender melhor e agregar valor ao seu consumidor
Segundo Hailey, a Nike deseja conhecer melhor seu consumidor para poder atuar da melhor maneira individualmente com ele e começará a implantar novas tecnologias justamente para poder atender cada cliente de uma maneira única, inovadora e acessiva. O torcedor que adquirir a nova camisa do Chelsea, por exemplo, será o primeiro a ter acesso a novos produtos da equipe produzidos pela Nike, acesso à compra de ingressos e a possibilidade de ter experiências como visitar o centro de treinamento do clube, em Cobham, tour pelo Stamford Bridge, ir assistir a jogos da NFL e da NBA com algum jogador, viajar com o time para algum jogo fora, ouvir as playlists favoritas de seus ídolos, sem contar a participação na criação de novas peças e uniformes.
Escolha do Chelsea para estrear o produto no futebol
O diretor também explicou que a escolha pelo novo uniforme três da equipe foi feito pelo fato do clube ser um dos mais prestigiados pelo mundo e ter fãs realmente apaixonados. Também disse que desde que a parceria foi firmada, antes da temporada 2017-2018, a equipe londrina tem sido uma grande aliada.
Aprendizados com a NBA
Em relação aos aprendizados com a NBA, Hailey afirmou que o futebol possui muitas coisas em comum, que podem ser exploradas pelo aplicativo. A primeira, obviamente, é a paixão do torcedor, segundo é o interesse por jogadores específicos e a vontade de conhecê-los melhor. A tecnologia é o que vai conectar o torcedor ao clube e ao jogador favorito.
Expansão para outros clubes
Apesar de não ter sido dito, é bem provável que essa nova tecnologia apareça nos uniformes de várias equipes de ponta da Nike na próxima temporada, conectando muito mais torcedores à seus times e jogadores favoritos.
Chegada ao Brasil
Alguns leitores vem nos perguntando sobre se teremos em breve a NikeConnect nas camisas do Corinthians ou Internacional. Em nossa opinião, devido ao mau momento econômico do país, a tecnologia deve demorar um pouco mais para aparecer por aqui, assim como outros recursos já lançados no exterior, como o NikeID, mas que ainda não emplacaram por aqui. Com sorte a tecnologia possa aparecer como experimento na camisa da Seleção Brasileira que será lançada no ano que vem.
O que achou da tecnologia NikeConnect, tecnologia implantada na camisa três do Chelsea 2018-2019? Compartilhe!