Torcedores mais observadores questionam o motivo da Austrália ter dois escudos diferentes. No caso, o escudo utilizado na camisa dos jogadores da Austrália ser diferente do escudo usado institucionalmente e nas camisas vendidas para os torcedores.
Em uma conversa no Twitter, os usuários @do_ray_egon e @shirts_v_skins falaram sobre o assunto e descobriram que a mudança no escudo australiano é uma exigência do governo em relação ao uso do brasão de armas do país.
Can any of the football kit aficionados out there explain why all replica/fan versions of Australian football shirts don’t display the full Australian crest?They are either blocked with a ball or removed for the Football Association of Australia logo to be inserted #FootballShirt pic.twitter.com/naksRUP5KM
— Andrew Lee Davies (@do_ray_egon) 16 de junho de 2018
Segundo o regulamento, “somente equipes reconhecidas pela Comissão de Esportes da Austrália podem ter permissão para usar o brasão de armas ou quando, após consulta com a Comissão, o Ministro ou seu delegado está convencido de que é apropriado que uma equipe receber permissão”.
O documento ainda é específico em relação a materiais de merchandising e patrocinadores, o que explica o motivo da alteração. “A permissão, quando concedida, permitirá que as armas sejam exibidas por esportistas em seus uniformes durante suas exibições oficiais. A permissão não será estendida para uso em materiais de merchandising e patrocinadores”.
No escudo usado nas camisas vendidas para os torcedores, a estrela de sete pontas, o Canguru Vermelho e o Emu são mantidos. Mas o logo da Federação Australiana de Futebol é colocado no lugar do escudo que representa cada um dos estados australianos. O ramo de acácia, árvore símbolo do país e que inclusive explica as cores da camisa titular do país.
O que achou do fato da camisa da Austrália trazer dois escudos diferentes? Comente e compartilhe o link!