FC Barcelona: a origem das cores lendárias » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » FC Barcelona: a origem das cores lendárias

FC Barcelona: a origem das cores lendárias

by Juliano Buzato
Ronaldinho Barcelona
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Azul e Grená são as cores do FC Barcelona, ​​um dos mais seguidos do mundo, onde grandes jogadores se dedicaram a tornarem-se lendas, como Carles Puyol, Ronaldinho ou Johan Cruyff, e que também deu a oportunidade de que sua camisa fosse usada por grandes jogadores de futebol, como Diego Armando Maradona e Ronaldo Fenômeno.

Ronaldinho Barcelona

Fonte: Yakatak Football via Facebook

Durante os quase 120 anos do clube, foram desenvolvidas teorias que vão desde o risível até o meritório em relação à seleção das cores dos Blaugranas. Isto se deve ao fato de que nos documentos que estipulam a formação e as fundações do clube discute-se a definição do nome do clube, mas não as cores com as quais eles jogariam. Não foi até a segunda reunião dos sócios fundadores que os mesmos concordaram em jogar com as cores míticas, sem deixar claro por que essa seleção.

Algumas teorias falam sobre essa seleção de cores porque foram as roupas que estavam disponíveis a mãe de um dos jogadores. Outra teoria liga as cores da camisa com os lápis de pontas duplas usados pelos contadores da época. Outra teoria ainda sugere que essas cores eram as do chalé suíço onde nasceu Joan Gamper, um dos fundadores do clube, e devido ao local de nascimento do fundador, também foi dito que o Barcelona tinha copiado as cores do clube suíço Basel, onde Gamper teve uma breve passagem como jogador e usou as cores azul-grená da equipe.

Há uma história oficial sobre o clube que conduziu tantos jogadores para grandes glórias como as Copas do Mundo, e que particularmente serviu para catapultar tantos jogadores do Brasileirão Serie A ao estrelato, segundo o Noticias Futebol, como Ronaldinho, Ronaldo Fenômeno, ou mesmo Neymar Jr. Oficialmente o FC Barcelona escolheu essas cores devido à proposta de um dos fundadores e presidente do clube de 1903 a 1905, Arthur Witty. Essas cores, azul e vermelho, foram escolhidas porque vieram da escola onde ele estudou durante sua juventude, o Merchant Taylors, em Crosby, Liverpool. Esse fato foi confirmado durante o aniversário de 75 anos do clube, quando o filho de Arthur Witty escreveu para a escola para perguntar sobre as cores que eles usavam durante os anos que seu pai estudou lá. A resposta confirmou que azul e grená estavam no equipamento da equipe de rúgbi da escola no final do século XIX, na qual Arthur Witty havia competido.

Uma fotografia do final do século XIX da equipe de rúgbi da Merchant Taylors, com fundo vermelho e faixa azul, deixou ainda mais claro que as cores do Barcelona vieram da escola de Liverpool, e o primeiro presidente do club, Joan Gamper, apoiou a ideia quando a mesma foi proposta por Witty na fundação do clube porque ele também já havia usado essas cores com o Basel em 1896.

Barcelona Camp Nou

Fonte: Pixabay.com

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O clube que já tem quase 120 anos teve um começo humilde, e sem ter idéia do que essas cores representariam no futuro, Arthur Witty homenageou a equipe de rúgbi da sua escola em Liverpool, dando origem a uma das camisas mais legendárias da história do futebol.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!