Um fato curioso tem chamado a atenção de alguns periódicos que estão cobrindo os treinos da Seleção Mexicana para a Copa do Mundo 2018. O experiente zagueiro Rafa Marquez, que está na pré-lista do técnico Juan Carlos Osorio, tem treinado com seus companheiros com roupas sem a aplicação dos patrocinadores da equipe.
O fato no entanto, não é por acaso, e sim uma precaução da Federação Mexicana de Futebol que por conta das acusações de que o atleta teria associação com o narcotráfico, feitas pelo Departamento do Tesouro dos EUA, está evitando associar seus patrocinadores com a imagem do jogador.
Em nota oficial, a Federação comentou o caso: “Para que Rafa Márquez fique focado 100% em seu desempenho esportivo e conhecendo o problema pessoal que o mesmo atravessa, consultamos especialistas e decidimos tomar ações que não prejudiquem ou incorram em atos que possam prejudicar Rafael Márquez ou a Federação Mexicana de Futebol”.
Marquez já perdeu dois patrocínios com empresas norte-americanas, a Nike e a Gillette, e até chegou a se afastar por 80 dias das atividades no Atlas, seu atual clube. No entanto recebeu apoio incondicional da Federação Mexicana e foi convocado para a pré-lista do Mundial.
O México fará um amistoso contra o País de Gales, no dia 28 de maio na Califórnia e Rafa Marquez não poderá atuar pois tem seu visto para entrar no país suspenso. Os advogados do jogador já recorreram para tentar reverter a situação no tribunal norte-americano, para que o zagueiro recupere o visto e possa novamente ter patrocínios de empresas estadunidenses.
O México deve anunciar até o dia 4 de julho a sua lista final para a Copa do Mundo 2018 e a atípica situação joga contra o atleta, que corre risco de ficar de fora do que seria o seu quinto mundial.
O que acharam do fato de Rafa Marquez não poder treinar com roupas com os patrocinadores da Seleção do México? Acha que ele deveria ficar fora da Copa?