Mantos do Futebol » História » Juventus x Real Madrid – Camisas da Final da Champions League 1998 #ThrowbackThursday

Juventus x Real Madrid – Camisas da Final da Champions League 1998 #ThrowbackThursday

by André Coutinho

Juventus x Real Madrid marcará, no próximo sábado (03), mais uma final da UEFA Champions League.

De um lado, os espanhóis, maiores campeões da competição, buscam o 12º título, do outro, a Velha Senhora, rainha absoluta da Itália nos últimos anos, luta pelo 3º. Cardiff ficará pequena para tamanho embate.

O duelo entre as equipes, no entanto, não é uma novidade quando se trata de final de Champions League. Em 1998, elas decidiram o continental na cidade de Amsterdam. E as camisas utilizadas na partida são o foco do nosso #ThrowbackThursday de hoje.

Mas antes de falarmos do jogo de 20 de maio de 1998, vamos trazer um resumo das campanhas dos dois clubes.

Real Madrid

Em pé: Ilgner, Hierro, Seedorf, Redondo, Panucci, Morientes. Agachados: Karembeu, Mijatovic, Roberto Carlos, Raúl e Sanchis.

O Real chegou à final com uma campanha de 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Na fase de grupos, os merengues encararam Rosenborg, Olympiakos e Porto e terminaram na primeira posição, com 13 pontos (4V, 1E, 1D). Foram 15 gols marcados e 4 sofridos.

Classificado, o Real foi para as quartas de final, onde encarou o Bayer Lerverkusen. No jogo de ida, 1×1 na Alemanha, na volta, 2×0 em Madrid e vaga na semi-final para encarar o Borussia Dortmund, campeão do ano anterior. Após grande vitória em casa por 2×0, o Real foi à Alemanha e segurou um empate em 0x0, que o credenciou à finalíssima na Holanda.

Juventus

Em pé: Zidane, Torricelli, Iuliano, Inzaghi, Montero, Peruzzi. Agachados: Di Livio, Pessotto, Deschamps, Del Piero e Davids.

A Juve teve um caminho mais complicado, com 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Na fase de grupos, encarou Manchester United, que viria a ser campeão no ano seguinte, Feyenoord e Kosice, da Eslováquia, terminando na segunda posição, com 12 pontos (4 vitórias e 2 derrotas), atrás dos ingleses.

Nas quartas de final, a Velha Senhora teve um susto no jogo de ida, ao empatar em casa por 1×1 com o Dínamo de Kiev. A vitória na gelada Ucrânia era dever dos italianos e ela veio com um sonoro 4×1, com show de Inzaghi, que marcou 3 vezes. Na semi-final foi vez de encarar o Mônaco, que havia eliminado o Manchester United e contava com Henry e Trezeguet, que seriam campeões do mundo com a França logo mais. Primeiro jogo terminou em goleada da Juve na Itália pro 4×1, com 3 de Del Piero. No jogo da volta, derrota por 3×2 e a classificação para a final garantida.

A final

Disputada no dia 20 de maio de 1998, na Amsterdam Arena, na capital holandesa, a final reuniu o Real Madrid, que possuía até então 6 títulos europeus, e a Juventus, campeã dois anos antes, que buscava o terceiro.

Apesar do número de títulos, os merengues estavam em uma fila de 32 anos. A última conquista até então havia sido na temporada 1965-1966, com Puskas e Amancio, e isso estava deixando os torcedores com a ansiedade a mil.

Já a Juve, campeã em 1996, chegava à terceira final consecutiva. Em 1997 perdeu para o Borussia Dortmund por 3×1.

No final, eles puderam finalmente gritar “É CAMPEÃO!”, pois, com um golaço de Mijatovic aos 66 minutos, o Real bateu a Juve por 1×0 e se sagrou campeão europeu mais uma vez.

Camisas utilizadas

E as camisas utilizadas naquela final ficaram marcadas na história dos dois clubes. Pelo lado do Real Madrid, foi a última temporada com uniformes da Kelme, que deu lugar à Adidas nos uniformes merengues. Já pelo da Juventus, o modelo de 1997-1998, produzido pela Kappa, comemorava o centenário  do clube e é considerado um dos mais bonitos da história da equipe e é até hoje um dos mais procurados quando se fala em camisa retrô.

Real Madrid Home 1997-1998 Kelme

O último manto da marca espanhola para os merengues ficou eternizado naquela partida pelo fim da fila de 32 anos dos merengues no torneio europeu. Foi também o único título merengue naquela temporada.

A camisa era bem simples. Trazia o tradicional branco da equipe e possuía um recorte moderno para a época, com respiradouros nas laterais.

A gola tinha formato pólo era lilás, considerada por muitos torcedores como a segunda cor oficial do Real. A cor aparecia também em triângulos colocados nas mangas.

A Kelme estampava sua logomarca em lilás no cento do peito, logo abaixo da gola, com o escudo tradicional do Real Madrid abaixo.

Calção brancos com detalhes em lilás e meiões totalmente brancos completavam o uniforme.

Juventus Home 1997-1998 Kappa

O manto utilizado na finalíssima pela Juve foi seu tradicional listrado em preto e branco. No modelo produzido pela Kappa, eram três listras brancas e duas pretas, com as laterais formadas por um tecido com furinhos, também na cor preta.

As mangas eram brancas e possuíam um arco preto, cor utilizada também nos punhos e na gola, que possuía um design exclusivo da marca italiana.

A Kappa estampava uma versão branca de sua logomarca no lado direito do peito, dentro da listra preta, enquanto ao lado esquerdo era colocado a badge de campeão italiano, com o escudo da Juventus sendo colocado na manga esquerda.

Completavam o uniforme, calção e meiões pretos.

O uniforme também ficou marcado pelo título italiano naquela temporada.

Confira os melhores momentos da partida:

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Conhecia as camisas de Juventus x Real Madrid na final da UCL de 1998? Preferem as antigas ou as atuais? 

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!