MDF Entrevista: Christian Gama - Closed Futpaper » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » MDF Entrevista: Christian Gama – Closed Futpaper

MDF Entrevista: Christian Gama – Closed Futpaper

by André Coutinho
Compartilhe este link em suas redes sociais:

O MDF Entrevista desta semana traz um bate papo com um artista plástico especialista em reproduzir camisas e outros elementos do futebol em miniatura, todos com 100% de fidelidade.

Christian Gama é dono da coleção Closed Futpaper, que faz sucesso nas redes sociais com uma vasta coleção de camisas reproduzidas artesanalmente em miniatura, se destacando, principalmente, pela criação de modelos consagrados na história do esporte, como as camisas da Seleção Brasileira, Guarani de 1993, Bragantino (Carijó) de 1991, Seleção Argentina de 1978 e 1986 e da Seleção Holandesa de 1988, além de modelos atuais.

Confira abaixo o bate-papo que tivemos com ele, no qual ele contou mais sobre esse trabalho:
Mantos do Futebol: Como surgiu este trabalho de reprodução de camisas em papel?

Christian Gama: Foi em meados de 2010. O trabalho de fazer artpaper de futebol surgiu através de conversa com amigos e meu pai, que me incentivaram a criar os primeiros protótipos. Peguei gosto e transformei em trabalho.

MDF: Como é o processo de fabricação de uma camisa e quanto tempo leva para que ela fique pronta?

Gama: Para produzir as mini camisas paper de cabidinhos sigo alguns passos. O primeiro é escolher a camisa que irei criar, estou sempre antenado nas novidades que sites como o Mantos do Futebol publicam e vou a procura de imagens e detalhes específicos. A partir daí eu passo a desenhá-lo digitalmente com meu parceiro Evando Júnior, que faz a maioria dos desenhos. Depois eu dimensiono no tamanho certo, imprimo, recorto e colo com os cabidinhos. Em média, cada camisa leva 1 hora para ser feita.

MDF: Você segue um tema específico de produção de camisas?

Gama: Faço as que eu mais gosto e por coleção, como por exemplo as de copas antigas, de clubes brasileiros das divisões de acesso, times do coração ou esquadrões marcantes do futebol, além das encomendas.

MDF: Você se inspira em algum trabalho para o design delas?

Gama: Tento me aproximar da realidade. Para isso faço pesquisas em sites, sempre atento aos lançamentos, e busco também informações e fotos de camisas antigasm, principalmente anos 70 e 80.

MDF: Qual a parte mais complicada no processo?

Gama: Com certeza a fase de remodelação para o tamanho certo e fazer os cabidinhos, que necessitam de muito cuidado e perícia.

MDF: Além das camisas de papel, você também faz pôsteres, entre outros materiais relacionados ao futebol. Como são feitos?

Gama: Os pôsteres foram sugestão de um amigo colecionador. Faço em tamanhos A3 ou A4 mesmo, e para amantes, que como eu, curtem guardar em pasta ou em molduras na parede. Além disso, faço mini craques, maquetes de estádios e até mesmo miniaturas dos ônibus das equipes.

MDF: Como os interessados podem fazer encomendas?

Gama: Ainda não estão à venda as mini camisas porque estou fechando com o fornecedor de material dos cabidinhos para assim atender a todos, mesmo assim já estou recebendo diversas encomendas, que atenderei prontamente quando tiver tudo certo. Para entrar em contrato comigo, pode ser no meu e-mail ou visitar meu site.

MDF: Qual a mais pedida?

Gama: A mais pedida até o momento é do Corinthians, de vários anos diferentes.

MDF: Qual sua favorita?

Gama: Minhas produções favoritas são as da Seleção Brasileira, principalmente 1982, Juventus da Itália, Paços de Ferreira de Portugal , Olaria e Vasco da Gama.

MDF: Christian, você vai entrar futuramente para o livro dos recordes, né? Conte um pouco mais.

Gama: Eu entrei ano passado para o ranking Brasil como maior colecionador de futpaper do brasil, oficial e homologado. Recentemente ficou praticamente comprovado também que sou  o maior colecionador do Brasil de Mini Camisas Oficiais Paper. Possivelmente até o fim do ano deve sair a atualização e homologação de recorde nacional.

Para conhecer o trabalho do Christian Gama é só entrar na página dele no Facebook, clicando aqui. São vários modelos retrôs produzidos artesanalmente e com 100% de fidelidade aos originais. Não deixe de conferir!

>>Veja aqui outras entrevistas do MDF! <<

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostaram do trabalho Closed Fut Paper do Christian Gama? Deixe aí o seu comentário!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!