No último domingo, a Espanha visitou a Albânia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e venceu por 2-0, no entanto outro assunto tomou conta dos noticiários internacionais, a camisa usada por Gerard Piqué.
O jogador que atua no Barcelona, e é catalão, foi acusado pela imprensa de Madrid de cortar as bordas das mangas da nova camisa reserva da Espanha, que trazem as cores da bandeira nacional.
Toda a polêmica acontece pelo fato da Catalunha ser uma comunidade autônoma e que pede independência da Espanha, e o zagueiro ser um dos defensores desta ideia.
Por conta do “disse me disse” criado pela imprensa, a Real Federação Espanhola de Futebol resolveu se posicionar no domingo à noite.
Em nota, a Federação declarou apoio ao zagueiro e explicou que ao contrário do que alguns comentários mal intencionados que acusavam o jogador de cortar as bordas das mangas com as cores da bandeira nacional, o que aconteceu de fato, é que as bordas das mangas só estão presentes no modelo de manga curta, e como só foi disponibilizado um modelo de manga longa para o jogador, o mesmo optou por cortar a mesma pois já usava por baixo uma segunda pele na cor branca e desta forma se sentiu mais confortável. A Federação ainda explica que a prática é comum entre os jogadores e que isso não foi uma atitude isolada de Piqué.
Após as críticas da imprensa espanhola, o jogador tomou uma atitude drástica e avisou que a Copa da Rússia em 2018 marcará a sua despedida da seleção espanhola.
“Tentei de tudo mas não aguento mais, o caso de hoje com as mangas é a gota d’água. Conseguiram me tirar a vontade de vir aqui e ainda que depois da [Copa do Mundo da] Rússia terei só 31 anos, deixarei a seleção. Cansa ser sempre o foco das atenções. A Copa da Rússia vai ser meu último compromisso com a seleção. […] Estou animado com o projeto de Julen e por isso não vou deixá-lo hoje. Começamos o projeto juntos e terminaremos juntos”, afirmou o zagueiro.
“Faz tempo que tenho essa decisão na cabeça. Não sou bem recebido todos esses anos ainda que tenha dado e continuo dando tudo, claro que há pessoas que consideram melhor que eu não esteja aqui. Tenho tudo muito bem pensado, não é o calor do momento. É preciso tomar decisões. Às vezes, não é o que você quer. Sinto que depois da Rússia irá terminar uma etapa”, finalizou Piqué.
Após a nota da Federação, os jornais AS e Marca, assinaram notas de desculpas ao jogador do Barcelona e da seleção e pediram que o mesmo reconsiderasse a ideia de se aposentar da Fúria após o Mundial.
► Compre a camisa da Espanha na Fut Fanatics
O que acharam da polêmica criada pela imprensa espanhola em torno da camisa de Piqué, que culminou no anúncio da aposentadoria do zagueiro após a Copa do Mundo 2018?