Camisas de Futebol » Por que a camisa da seleção da Holanda é laranja?

Por que a camisa da seleção da Holanda é laranja?

by Juliano Buzato
Camisas da Holanda 2018-2019 Nike abre
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A seleção holandesa tem um dos uniformes mais marcantes do futebol mundial, mas muita gente até hoje se pergunta, “Por que a camisa da seleção da Holanda é laranja?”, afinal, a bandeira do país não possui a cor tão tradicional dos holandeses.

Por que a camisa da seleção da Holanda é laranja?

Bandeira da casa real da dinastia de Orange-Nassau

A escolha do laranja se deve à cor da dinastia de Orange no país, que começou com Guilherme I de Orange-Nassau, no século 16, e se estende até os dias atuais (vale lembrar que a Holanda é uma monarquia parlamentarista).

Primeira camisa da Holanda, branca com faixas azuis e laranja

No entanto, a primeira partida da história da seleção (contra a vizinha Bélgica, em 30 de abril de 1905) foi disputada com uma camisa na cor branca com listras em vermelho, branco e vermelho na diagonal e calções e meias pretas, uniforme que foi bastante lembrado nos últimos modelos lançados para a seleção, como a camisa reserva da Copa de 2006 e a camisa Pré-Jogo da temporada 2018-2019.

O primeiro manto alaranjado da seleção surgiu logo depois, segundo registros, e foi ganhando espaço no coração e nas tradições da seleção, se tornando o manto principal, eternizado, principalmente, pela seleção de 1974, de Johann Cruyff. O manto costuma trazer a tradicional cor acompanhada do preto ou do branco, e em algumas ocasiões pelo azul. Já o modelo reserva costuma ser branco ou azul.

Leia mais:  

+ História da camisa da seleção holandesa

+ Por que a camisa do Japão é azul?

Conhecia a origem da famosa camisa laranja da Seleção Holandesa? Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar