Mantos do Futebol » História » Top 5 – Artilheiros do Vasco da Gama

Top 5 – Artilheiros do Vasco da Gama

by Juliano Buzato

Para comemorar os 115 ano do time da colina, nós separamos os 5 maiores artilheiros do Vasco da Gama em toda sua história. Clube que já venceu 4 vezes o Campeonato Brasileiro e 1 Taça Libertadores da América. A seguir você verá a relação de seus maiores goleadores:

1 – Roberto Dinamite – (702 gols).

Top 5 – Artilheiros do Vasco da Gama

Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Vasco. É tido pela maioria dos torcedores, o melhor jogador do clube desde sua fundação em 1898. Sua primeira partida pelo time carioca foi contra o Bahia  no dia 14 de Novembro de 1971, tinha apenas 17 anos quando estreou pela equipe profissional. Suas primeiras partidas não foram geniais como viriam a ser posteriormente.

O brilho do jovem jogador começou a aparecer em um duelo contra o Internacional no Maracanã. O Vasco perdia por 1×0 quando o treinador o colocou em jogo e, no primeiro toque na bola, Dinamite driblou “só” quatro jogadores e bateu no canto do goleiro colorado. Este foi o primeiro de centenas de gols que ele faria ao longo dos 21 anos no clube.

2 – Romário – (326 gols).

romario

O baixinho Romário é o segundo colocado no Top 5 com 326 gols. O jogador iniciou a carreira profissional pelo Vasco no ano de 1985 e, no ano seguinte já estaria fazendo uma das maiores duplas da história recente do clube de regatas com o Roberto Dinamite.

Seu parceiro já exclamava: “Você sabe o que é jogar ao lado do Romário de 20 anos de idade? Era só jogar a bola para ele. Das três que chegavam no pé, duas ele colocava dentro do gol”.

Assim como o Rei do Futebol, Pelé, Romário conseguiu a marca de 1000º gols na carreira em um pênalti. Fato excepcionalmente ocorrido em 2007 contra o Sport em São Januário, estádio do Vasco.

3 – Ademir Menezes – (301 gols).

ademirmenezes

Ademir Menezes nasceu em Recife e seu primeiro time profissional foi o Sport. Em 1942 partiu para o Vasco e permaneceu até 1945. Porém (poucos) anos depois retornaria à São Januário em 1998. E depois desse ano, foi eleito por quatro temporadas seguidas o melhor jogador do time.

Seu estilo de jogo obrigou técnicos a alterar sistemas táticos. As arrancadas e o chute colado à bola eram suas marcas registradas. Ganhou quatro vezes o Campeonato Carioca.

4 – Pinga – (250 gols).

pnga

O meia-esquerdo Pinga nasceu na capital paulista e, em 1944 já debutava no time de cima da Portuguesa. Em 1952 foi campeão e artilheiro do Torneio Rio-São Paulo com 11 gols. No ano seguinte foi para o Vasco da Gama.

Só em campeonatos Cariocas, foram mais de 100 gols, ganhando duas vezes o estadual. Encerrou sua vida como jogador em 1963 na Juventus de SP.

5 – Ipojucan e Russinho – (225 gols).

ipojucanerussinho

Ipojucan jogava no Vasco desde seus 11 anos de idade. Anos depois subiu ao time principal. Foram ao todo 20 anos pelo clube da colina e 413 partidas. Foi para a Portuguesa em 1954 onde depois se iria se aposentar.

Russinho começou a jogar pelo Andaraí em 1922 e foi pro Vasco em 1924. Permaneceu lá 10 anos. E encerrou a carreira em 1938 e pelo rival Botafogo.

+ Camisas do Vasco 2013-2014 em homenagem aos 115 anos do clube

Gostaram da lista? Algum outro jogador hoje pode tomar o lugar deles?

► Compre a camisa do Vasco da Gama e muitas outras camisas de times cariocas na Fut Fanatics

Parabéns ao Club de Regatas Vasco da Gama pelos 115 anos!

 

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!