Tour Santiago Bernabeu -
Camisas de Futebol » História » Tour Santiago Bernabeu

Tour Santiago Bernabeu

by Juliano Buzato
Tour Santiago Bernabeu
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Tour Santiago Bernabeu

Tour Santiago Bernabeu por Gilberto Lima do blog Big Viagem

Embarquei rumo à Espanha com a seguinte conclusão: não poderia ir para cidades que são capitais futebolísticas sem conhecer dois dos grandes palcos do futebol mundial. E não se trata de gostar de futebol, pois são pontos turísticos importantes. São dois templos que vibram e fazem suas cidades vibrarem no mesmo ritmo. Na alegria e na tristeza. Na rivalidade e no mútuo amor ao futebol.

Decepção em Barcelona

No meu apertado roteiro, tive que encaixar a visita ao estádio do Barcelona em uma única manhã que estava livre. Barcelona é a capital da Catalunha e uma cidade cosmopolita, rica em cultura e gastronomia. Lá se vê um pouco de tudo que existe na Europa. Não estranho os jogadores sul-americanos se adaptarem bem a Barcelona. Quem não gostaria de morar em uma cidade, bonita, limpa, segura, badalada e relativamente perto de todas as outras grandes capitais europeias? Para completar, Barcelona tem ótimas praias banhadas pelo mar mediterrâneo.

Imediações do estádio Camp Nou do Barcelona

Lá fui eu rumo à casa do “La Pulga” Messi, digo, rumo a um dos seus locais de trabalho. O acesso pode ser feito por 2 estações da linha L5 do metrô, Collblanc ou Badal. Ao avistar a lateral do estádio, que fica em uma região formada por imóveis de alto padrão e universidades, estranhei o baixo movimento de pessoas, que logo entendi. O tour pelo estádio começa apenas ás 10 horas da manhã e ainda eram 8 horas.

Infelizmente tive que dar seguimento ao roteiro e me contentar apenas com a vista de fora do estádio.

Vida que segue, pois a viagem prometia outros atrativos futebolísticos.

Tour Santiago Bernabeu – Halá Madrid

Depois de conhecer e me encantar com a cidade catalã, cheguei em Madri decidido a sacrificar todo o meu roteiro planejadíssimo para conhecer o único estádio 5 estrelas do mundo – denominado pela UEFA em 2003.

Já vacinado, reservei 1 dia inteiro para fazer o tour no Santiago Bernabéu. Com direito a visitar todas, isso mesmo, todas as dependências do clube onde já jogaram Ronaldo, Roberto Carlos e Zidane. Quem sabe algum dia Kaká também jogue, de fato, por lá.

Duas das bilheterias do estádio ficam atendendo os turistas que irão fazer o tour. Chamou-me a atenção o inglês fluente de quase todos os atendentes, seguranças e guias do estádio.

Sala de troféus do Real Madrid

Há algum tempo já tinha feito o tour pelo estádio do Atlético, não o de Madrid, e sim o Paranaense, em Curitiba. Foi muito bom, com acesso a quase todas as dependências da arena da baixada. As maiores diferenças entre os tours do Atlético e do Real Madrid foram que em Curitiba não tive acesso ao banco de reservas, a lateral do gramado e você tem que fazer o tour em horas programadas com um guia te acompanhando o tempo todo. Já em Madri, existe um roteiro fechado que você faz sozinho, na sua velocidade, e em cada ponto importante entre dependências da imprensa, museu, vestiário, todos os níveis da arquibancada, gramado… sempre tem guias parados para prestar informações.

Vestiário dos atletas do Real Madrid

Pelo tour completo foi cobrado 19 euros e estipulo que seja necessário ao menos 3 horas para ver tudo com certa calma. O início do tour se dá no nível mais alto da arquibancada, passando pelo lindo museu e descendo nível a nível até chegar às dependências aonde o time tem amparo dos médicos, massagistas e vestiário. E depois, um dos melhores momentos, você faz o caminho que o time de Cristiano Ronaldo e Benzema faz, do vestiário até o gramado, rumo à glória de milhares de pessoas te aplaudindo… Opa, não é o caso de hoje. Subi do vestiário ao gramado e pude avistar a arquibancada vazia e silenciosa, mas muito bonita.

Visão do Estádio Santiago Bernabeu do gramado

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Ainda encantado com a vista da arquibancada que me cercava, pude sentar no banco de reservas e ter um dia de Kaká em pleno Bernabeu. Valeu cada euro pago, mas o Real Madrid não diria o mesmo de Kaká.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!