O São Paulo terá um terceiro uniforme bordô nesta temporada. O lançamento ocorrerá em outubro e a estreia será provavelmente contra o Vasco, no dia 18. A camisa bordô homenageará os 80 anos do clube e os dez anos do tricampeonato mundial, já o modelo de goleiro, na cor grafite, fará menção aos 25 anos da carreira de Rogério Ceni.
O clube tem um dos estatutos mais rígidos entre os clubes brasileiros e que impõe muitas limitações para que a equipe possa vestir um uniforme diferente da camisa titular branca com listras horizontais em vermelho e preto ao centro e a camisa reserva tricolor.
Segundo o departamento de comunicação do clube, ao menos em 23 partidas (de um universo de mais de 5 mil) o Tricolor usou uma camisa diferente das tradicionais que você vai conferir abaixo.
Relembre as camisas alternativas do São Paulo FC:
Em 1930, por exemplo, o São Paulo atuou de preto, com a camisa da A. A . das Palmeiras, em amistoso contra a seleção dos Estados Unidos, que jogava de branco – o uniforme número 2, com a camisa listrada, só foi lançado em 1932.
Dez anos depois, o time passou a jogar com uma camisa listrada verticalmente em preto e branco, com gola e punhos em vermelho (similar à da Seleção Paulista). Foram pelo menos sete jogos com esse uniforme.
Em 1966, o São Paulo usou um uniforme tricolor, com três faixas verticais largas, preta, branca e vermelha, com o emblema do São Paulo ao centro do peito. A camisa foi uma criação do conselheiro, jornalista e então diretor de futebol, Paulo Planet Buarque. Foram pelo menos dez jogos com esse uniforme, usado inclusive em clássicos contra Santos, Corinthians e Palmeiras.
Em 1966, durante excursão na Espanha, o time jogou com o uniforme azul do Recreativo de Huelva, e venceu o Real Madrid (de branco) por 2 a 1. O São Paulo também jogou com uma camisa vermelha do Unión Española, do Chile, em amistoso contra o Palestino, em 1978 – vitória por 1 a 0.
Em 2000, o time jogou um amistoso com o uniforme todo branco, no torneio amistoso Constantino Cury, quando enfrentou o Avaí, de Florianópolis, jogando o primeiro tempo com uma camisa branca estilo retrô em homenagem ao centenário do Club Athlético Paulistano – fundado em 29 de dezembro de 1900 -, um dos times relacionados com a fundação do Tricolor. Para o segundo tempo dessa partida, o São Paulo voltou com seu uniforme tradicional. Vitória para o São Paulo por 3 a 2.
Em 2013, em partida contra o Penapolense, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o clube estreou o mais alternativo e polêmico dos uniformes três. Era uma ação comemorativa, em alusão às novas arquibancadas do estádio que foram pintadas de vermelho. A ação seguiu o mote “Vermelho, a cor da Raça”. O clube utilizou o uniforme em algumas partidas naquele ano.
O uniforme utilizado era literalmente todo vermelho. O modelo utilizado foi o mesmo do uniforme titular e foram usados diversos tons diferentes da cor para diferencias as faixas, escudos, patrocínios e numeração. O uniforme de goleiro seguia o mesmo esquema, mas era todo branco.
► Compre a camisa do São Paulo na Fut Fanatics
Na sua opinião qual das camisas alternativas do São Paulo é a mais bonita?