Futebol e videogame são duas paixões mundiais, isso não é segredo para ninguém. Quando se juntam então, o resultado é sempre positivo, haja visto os sucessos de games do esporte, como as series FIFA e PES, e anteriormente o Winning Eleven, International Superstar Soccer, entre outros.
E a recíproca é verdadeira quando os clubes decidem fechar parcerias com as marcas e produtos de jogos eletrônicos. No mundo futebolístico, muitas das camisas consideradas “icônicas” trazem algo relacionado isso e são lembradas com nostalgia pelos torcedores.
Hoje trazemos no nosso TOP 10 MDF, com camisas de futebol com patrocínios de videogame, que fazem muito sucesso entre os torcedores.
Nintendo
A Nintendo é, talvez, uma das empresas que mais marcaram nossa infância, seja com os consoles Nintendinho 8 bits, Super Nintendo e 64, ou então com seus jogos, principalmente os da franquia Mario Bros.
Durante alguns anos a empresa estampou sua marca nas camisas do Sevilla, para divulgar o então recém-lançado Super Nintendo.
Posteriormente, ela ainda estampou sua logo nas camisas da Fiorentina, em uma das camisas mais lembradas do clube. Um outro modelo da parceria, menos conhecida, que trazia o Super Mario, acabou sendo eleita pela Four Four Two como a 23ª melhor camisa de todos os tempos.
SEGA
Principal concorrente da Nintendo nos anos 90, a marca japonesa passou a divulgar sua marca, primeiramente “em casa”, na camisa do JEF United.
Porém, as camisas mais lembradas são as do Arsenal, no final da década de 90 e início dos anos 2000, que traziam estampado o nome “Dreamcast”, console lançamento na época, no manto titular, e a logo da empresa no uniforme reserva.
Sony
A criadora do Play Station decidiu divulgar seu primeiro console e foi atrás de uma das grandes equipe do futebol francês na época, o Auxerre. Para isso, estampou o nome do aparelho nas camisas da equipe.
Konami
A marca por trás de jogos como International Superstar Soccer, Winning Eleven e Pro Evolution Soccer, tem investido com mais força em camisas em futebol nos últimos anos, estampando a marca PES nos mantos de equipes como Corinthians, São Paulo e Flamengo, que possuem exclusividade de licença com a empresa.
Porém, o PES já apareceu anos atrás nas camisas da Lazio, mais precisamente na temporada 2008-2009, para divulgar o lançamento do jogo daquele ano. Isso fez com que a EA Sports tivesse que “dar uma modificada” na camisa da equipe em seu jogo FIFA, deixando-a sem patrocinador.
A primeira aparição da marca, no entanto, foi nas camisas do Tokyo Verdy, no começo dos anos 2000, quando estampou a própria logo.
Commodore
A Commodore era uma empresa de eletrônicos, tendo começado na indústria de calculadoras até chegar nos computadores e videogames. Nessa época de ascensão, a empresa decidiu investir no futebol e fechou com equipes importantes da Europa, como Bayern de Munique, Chelsea e Paris Saint-Germain.
Inclusive, uma das camisas do PSG com a marca Commodore foi eleita pela Four Four Two como a 44ª melhor camisa de todos os tempos.
A empresa também foi responsável por um dos patrocínios mais curiosos até hoje, pelo menos no Brasil, quando decidiu divulgar seu console Amiga CD32 nas camisas do Chelsea. Até hoje, muitos torcedores se perguntam o que significa o “Amiga” escrito nas camisas dos blues. A empresa abriu falência em 1994.
Atari
Tida como a “mãe dos videogames”, a Atari á investiu no futebol europeu, mais precisamente nas camisas do Olympique de Lyon, no começo dos anos 2000, quando já estava em baixa.
Capcom
Empresa por trás de jogos como Street Fighter, Mega Man e Resident Evil, a Capcom decidiu estampar sua marca nas camisas do Cerezo Osaka do Japão, nos anos 90.
Eidos Interactive
A Eidos é a produtora oficial de jogos famosos, como o nostálgico Championship Manager 2001, Deux Ex, Hitman e Lara Croft: Tomb Raider. Hoje, a empresa passou a se chamar Square Enix e já possui uma gama gigantesca de jogos importantes, como Just Cause e Batman. Nos anos 90, a empresa decidiu divulgar seu trabalho nas camisas do Manchester City.
Sports Interactive
A empresa é responsável pelo desenvolvimento do Football Manager, um dos maiores sucessos atualmente em jogos de futebol. Durante algumas temporadas, ela estampou a logo do jogo nas camisas do AFC Wimbledon.
Bandai
A Bandai, atualmente Bandai Namco no mundo dos jogos, é a quarta maior produtora de brinquedos do mundo, além de ser a responsável por alguns dos maiores clássicos, como o Tamagotchi, conhecido por aqui como “bichinho virtual”, Galaga e o jogo dos Power Rangers de SNES. A empresa também é a responsável pelos jogos de animes consagrados, como Dragon Ball, Naruto, Digimon, One Piece e Mobile Suit Gundam e resolveu patrocinar o Atlético de Madrid tempos atrás.
Bônus: Microsoft
A Microsoft dispensa apresentações e após a chegada do Seattle Sounders à MLS, passou a estampar a marca do XBOX nas camisas da equipe, ficando por lá até o final da edição 2018.
Veja também:
[+] Patrocínios mais curiosos do futebol brasileiro
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, Twitter e Youtube.
Lembra-se de mais alguma camisa de futebol que trazia patrocínios de videogames? Comente aí e compartilhe!