O Bayern de Munique lançou para a temporada 2018-2019, em parceria com a Adidas, uniformes um pouco diferentes do que o que acostumamos a ver nos últimos anos.
A começar pelo kit titular, que apresenta calção na cor azul, ao invés do tradicional branco ou vermelho, algo que lembra os anos 90. O reserva então, traz como cor base um tom bem claro de verde, com detalhes na cor roxa, bem “diferentão”.
Vendo essa situação, a torcida bávara decidiu criar uma campanha na internet clamando pela volta das cores tradicionais, batizada de “1º parágrafo”. Os fãs utilizam justamente o 1º parágrafo do estatuto do clube, que define as cores do Bayern como vermelho e branco, como base. Este, porém, não define condições e regras para os uniformes.
A torcida criou banners e outros materiais para distribuição na porta da Allianz Arena, além de uma página oficial nas redes sociais, onde são divulgadas as informações sobre a campanha.
O Bayern de Munique começou sua história utilizando uniformes nas cores azul celeste e branco, curiosamente as cores de seu rival, o 1860. O primeiro manto com as cores clássicas foi utilizado em 1908, num modelo branco com golas vermelhas, Em 1927, foi criado um modelo listrado em vermelho e branco, sendo que o primeiro modelo todo vermelho surgiu apenas em 1955 e ainda sim num tom mais escuro.
A primeira camisa nos moldes como vemos nos dias de hoje apareceu somente em 1963, quando o clube passou a utilizar uma camisa cor vermelha numa tonalidade bem forte. Desde então, esta se tornou a camisa principal do clube.
Mesmo assim, o Bayern teve algumas camisas diferentes ao longo dos anos, como em 1968, quando foi lançado o modelo listrado em vermelho e azul. Em 1982, foi lançada uma camisa amarela e verde, em homenagem ao Brasil, que durou até 1990 e teve uma nova versão em 1993, com a adição do preto, em um template famoso da marca das três listras. O modelo titular desta coleção era vermelho e azul.
Em 1995, o clube decidiu inovar e lançou novamente uma camisa listrada em vermelho e azul, uma das mais famosas da história do clube, modelo que seria relembrado em 2014.
Dois anos depois do primeiro, o modelo titular se tornou azul marinho, com apenas uma faixa horizontal vermelha, a mais drástica mudança até então, mas que logo voltou a ter o tradicional vermelho de volta, na temporada seguinte.
Os bávaros tiveram a partir daí alguns modelos com cores diferentes, normalmente modelos thirds, com um ou outro kit reserva em cores diferentes. Em 1998-1999 por exemplo, foi lançada uma camisa para a Champions League na cor cinza, que ficou marcada pela derrota na final para o Manchester United. Em 2004, o modelo reserva era dourado e preto.
Também houve modelos em tons de azul, branco e laranja, preto e laranja, entre outros. Verdade é que a equipe bávara já teve diversos uniformes que fogem das tradicionais cores alvirrubras.
O que achou da torcida do Bayern de Munique criar uma campanha pela volta das cores tradicionais da equipe? Compartilhe!