O Newcastle United lançou uma camisa especial para que seus torcedores deficientes auditivos tenham uma maior imersão nos jogos da equipe.
Batizada de “Unsilence the Crow” a campanha teve sua primeira ação no jogo contra o Tottenham, no sábado (13/04), pela Premier League, quando a equipe venceu por 4-0.
Fotos: Divulgação/Newcastle
Na partida, o patrocinador máster, Sela, doou seu espaço para o Real Instituto Nacional para Pessoas Surdas (RNID), que estampara seu logo nas camisas dos jogadores. Alguns torcedores deficientes auditivos então usaram as camisas especiais que transformam os sons do estádio em uma experiência tátil, permitindo-os que se sintam parte do clima do estádio.
O sistema “Unsilence the Crowd” captura os sons do estádio, converte-os em dados digitais e transmite-os sem fio para camisas especialmente equipadas. Um cérebro eletrônico em cada camisa ativa módulos, causando vibrações sincronizadas com a torcida, oferecendo aos usuários uma experiência sensorial tátil, imergindo-os em ambientes de jogo ao vivo.
“É o melhor dia da minha vida”, foi o que relatou uma das crianças com deficiência auditiva que foi convidada por Dan Burn e Kieran Trippier para serem mascotes durante a goleada da equipe na última rodada da Premier League.
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, Twitter e Youtube.
O que achou da iniciativa do Newcastle, que usou uma camisa exclusiva para deficientes auditivos? Comente e compartilhe nas redes sociais!