O Coritiba lançou uma nova camisa edição especial para a Consciência Negra 2025, como um manifesto que veste a causa da inclusão, do respeito e da igualdade, celebrando a cultura e a resiliência do povo negro.
O manto é assinado pela 1909, marca própria do clube, e homenageia trajetórias, lutas e símbolos de resistência.
Fotos: Divulgação/CFC
Com o design oficial da temporada 2025, a Camisa Consciência Negra é “all black”, com textura estilizada que traduz sobriedade e a força da mensagem, transformando o uniforme em uma declaração de identidade e respeito. A padronagem da camisa foi inspirada na técnica ancestral do bogolan — ou bògòlanfini, que significa “pano de lama” em bambara —, originária do Mali. Essa referência conecta o manto à rica herança cultural africana, resgatando um dos processos têxteis mais tradicionais do continente, símbolo de arte, memória e pertencimento.


A tipografia que compõe os elementos gráficos da campanha é inspirada no movimento dos lixeiros de Memphis, em 1968. Os cartazes com a frase “I AM A MAN” tornaram-se um marco do design ativista, ao utilizar letras simples e diretas para expressar dignidade e resistência. Essa escolha estabelece um elo entre o passado e o presente, destacando o poder da palavra como afirmação de identidade e instrumento de transformação.
A camisa também carrega um símbolo impactante: o punho cerrado. Este gesto histórico é a mais poderosa representação de resistência, particularmente para a população negra. Ele simboliza a luta contra a opressão, o racismo e a busca incessante por igualdade. O punho cerrado ganhou notoriedade em movimentos sociais como o Movimento Negro Unificado (MNU) e é um ícone nas celebrações do Dia da Consciência Negra, em honra a Zumbi dos Palmares. Sua relevância ecoa na atualidade, sendo utilizado por atletas, como Vinícius Jr., como uma denúncia global contra o racismo no esporte.


“O Dia da Consciência Negra é um dia importante, que nos convoca a refletir. Uma data que nos faz pensar em três palavras fortes, que trouxemos na nossa campanha: inclusão, respeito e igualdade. É uma data que trata muito desses três pontos. Pontos que nortearam a nossa campanha como um todo. A proposta foi fazer uma camisa que enaltecesse essa causa, trazendo a questão da inclusão, do respeito e da igualdade. Também é importante lembrar que, além de promover a inclusão, o respeito e a igualdade, é importante ser antirracista. Resgatamos tudo isso e materializamos em uma camisa, que ficou muito bonita e que tem um papel social muito importante”, destaca o gerente de marketing do Coritiba, Roberto Matta.
A coleção especial, que contempla modelos masculino, feminino e juvenil, traz consigo o selo “Inclusão, Respeito e Igualdade”, sublinhando a essência desta campanha. Além disso, a camisa incorpora o selo “Racistas Não São Bem-Vindos no Couto”, um compromisso público e intransigente iniciado pelo clube no começo de 2025.


Desenvolvida com tecido leve, respirável e de alta durabilidade, a camisa oferece conforto para os torcedores que vestem o alviverde. Mas seu verdadeiro valor é ser uma peça que celebra a identidade e a luta.
A Camisa Consciência Negra 2025 já está disponível para aquisição no site oficial coxastore.com.br e nas lojas físicas Coxa Store localizadas no Couto Pereira, Jockey e Palladium. Vista essa causa: pela inclusão, respeito e igualdade.
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, X e Youtube.
Gostou da nova camisa do Coritiba para a Consciência Negra 2025? Comente e compartilhe nas redes sociais!

