Barcelos: Terceira camisa da Portuguesa 2023 1920 » MDF
Camisas de Futebol » Uniformes » Barcelos: Terceira camisa da Portuguesa 2023 é apresentada pela 1920

Barcelos: Terceira camisa da Portuguesa 2023 é apresentada pela 1920

Manto homenageia um dos maiores ícone do folclore português

by André Coutinho
Terceira camisa da Portuguesa 2023 é apresentada pela 1920
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A Associação Portuguesa de Desportos apresentou oficialmente a “Barcelos”, sua nova terceira camisa para a temporada 2023, agora assinada pela sua marca própria, a 1920.

A Lusa volta neste ano a disputar a elite do Campeonato Paulista, após conquistar o título da Série A2 em 2022.

Fotos: Cristiano Fukuyama/Portuguesa

Uniforme três “Barcelos” 2023 (Third kit)

Terceira camisa da Portuguesa 2023 é apresentada pela 1920

A camisa alternativa da Lusa é predominantemente preta e traz pelo corpo um padrão gráfico que lembra os adornos vistos no Galo de Barcelos, um dos maiores ícones do folclore português. Os destaques são as mangas, que trazem outros elementos, como o coração, nas cores vistas nos galinhos. A nuca tem uma faixa vermelha com contorno verde e traz o nome de Portugal abaixo, em dourado.

A 1920 estampa seu logo em branco no lado direito do peito, enquanto o escudo da Lusa é colocado no lado esquerdo, em sua versão atual padrão.

Calção e meiões pretos completam o uniforme alternativo do Leão da Fabulosa.

A história do Galo de Barcelos

Diz a lenda que em algum momento na época medieval, ocorreu um crime na cidade de Barcelos que ninguém conseguia desvendar.

Acontece que um jovem galego que passava pela região à caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa foi acusado pelos moradores como suspeito do crime e acabou condenado à forca por isso.

Alegando inocência, o jovem pediu que fosse levado até o juiz e assim foi feito. No encontro, reafirmando que não havia cometido crime algum e perante as risadas do juiz e demais presentes, o jovem apontou para um frango assado na mesa do banquete que ocorria ali e disse: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.”

Claro que todos continuaram a não levar o rapaz a sério, porém, na hora do enforcamento, o galo português se levantou e cantou!

O juiz, desesperado, foi até à forca para tentar evitar a injustiça e chegou a tempo de ver o rapaz sobreviver por conta de um nó mal feito na corda.

Solto e inocentado, o galego voltou anos depois e construiu o famoso Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.

Dizem que o primeiro galinho foi feito pelo artesão Domingos Côto. Desde então, o Galo de Barcelos virou figura popular e foi se espalhando e fortalecendo ao longo das décadas, imortalizado na arte não só da cidade de Barcelos, mas de todo Portugal, seja em madeira, louça ou cerâmica. É o souvenir português mais famoso!

(Fonte: turistaprofissional.com.br)

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou da nova terceira camisa da Portuguesa 2023, assinada pela 1920, marca própria da equipe? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!