Camisas de Futebol » Bergamo ou Turim? JOMA e a polêmica na camisa de Natal da Atalanta

Bergamo ou Turim? JOMA e a polêmica na camisa de Natal da Atalanta

Torcedores afirmam que detalhe do manto especial faz referência à outra cidade italiana

by André Coutinho
Bergamo ou Torino JOMA Atalanta Natal
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A JOMA lançou nos últimos dias a tradicional camisa de Natal da Atalanta, versão 2021, que traz na região frontal uma silhueta de uma cidade, alegada pela fornecedora como Bergamo.

No entanto, torcedores mais atentos, começaram a dizer que o detalhe era da cidade de Turim (casa de Juventus e Torino). Agora, a JOMA explicou o caso ( ou pelo menos tentou!)

Fotos: Divulgação/JOMA

Bergamo ou Turim?

Camisa natalina da Atalanta 2021 é revelada pela JOMA

Como visto acima, o manto traz na barra, em preto, uma silhueta. A inspiração óbvia seria a cidade de Bergamo, porém, muitos torcedores têm dito que se trata mesmo é de Turim, cidade que fica a 184 km de distância.

Camisa natalina da Atalanta 2021 é revelada pela JOMA

Após toda a repercussão, o clube postou em seu site oficial uma nota da própria JOMA, que explicou o detalhe, afirmando que os monumentos representam a Cidade Alta, de Bergamo.

“No que diz respeito à notícia do detalhe do horizonte de Bergamo na camisa da Atalanta de Natal, a JOMA pretende confirmar e sublinhar que a silhueta se inseriu como elemento distintivo e principal, criado e produzido especificamente pela marca para a 12ª edição do do jogo de Natal. É o perfil da cidade de Bergamo e não pode ser ligado à nenhuma outra cidade. Sendo uma estilização, ciente de que alguns detalhes podem não remeter fielmente ao imaginário coletivo, e sobretudo ciente de que existem múltiplas representações do horizonte de Bergamo, no contexto da colaboração com o time, desde 2017/2018, queríamos representar um ponto de vista específico da Cidade Alta. Com esta camisa, produzida especificamente para o jogo em 2021, em que as cores da Atalanta se fundem com o horizonte, quisemos dar impulso a alguns elementos de Bergamo, especialmente cientes do fato da camisa ter sido alvo de particular atenção, dado o propósito de caridade do leilão de Natal organizado pelo clube Nerazzurri. Com grande pesar, reconhecemos que nenhum órgão de imprensa, especialmente local, contatou previamente nem a JOMA nem a Atalanta para solicitar informações sobre o sklyline utilizado, antes de iniciar uma polêmica social e uma seguinte crítica imprecisa da imprensa que nos deixa profundamente amargurados dado o objetivo benéfico da base da iniciativa”.

Mesmo com a nota oficial, muitos torcedores não se convenceram. Foi o caso de Francesco Caracciolo (@cesco11ab), que resolveu provar que a fornecedora errou mesmo e ainda usou uma imagem retirada do Adobe Stock, que traz monumentos de Turim. Ele inclusive elencou um a um, mostrando que a única coisa que a marca fez, foi espelhar a arte. Confira na imagem abaixo!

Turim Atalanta

Montagem: Francesco Caracciolo (@cesco11ab)

E aí, qual sua opinião sobre o detalhe na camisa de Natal da Atalanta? Comente e compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar