A JOMA lançou nos últimos dias a tradicional camisa de Natal da Atalanta, versão 2021, que traz na região frontal uma silhueta de uma cidade, alegada pela fornecedora como Bergamo.
No entanto, torcedores mais atentos, começaram a dizer que o detalhe era da cidade de Turim (casa de Juventus e Torino). Agora, a JOMA explicou o caso ( ou pelo menos tentou!)
Fotos: Divulgação/JOMA
Bergamo ou Turim?
Como visto acima, o manto traz na barra, em preto, uma silhueta. A inspiração óbvia seria a cidade de Bergamo, porém, muitos torcedores têm dito que se trata mesmo é de Turim, cidade que fica a 184 km de distância.
Após toda a repercussão, o clube postou em seu site oficial uma nota da própria JOMA, que explicou o detalhe, afirmando que os monumentos representam a Cidade Alta, de Bergamo.
“No que diz respeito à notícia do detalhe do horizonte de Bergamo na camisa da Atalanta de Natal, a JOMA pretende confirmar e sublinhar que a silhueta se inseriu como elemento distintivo e principal, criado e produzido especificamente pela marca para a 12ª edição do do jogo de Natal. É o perfil da cidade de Bergamo e não pode ser ligado à nenhuma outra cidade. Sendo uma estilização, ciente de que alguns detalhes podem não remeter fielmente ao imaginário coletivo, e sobretudo ciente de que existem múltiplas representações do horizonte de Bergamo, no contexto da colaboração com o time, desde 2017/2018, queríamos representar um ponto de vista específico da Cidade Alta. Com esta camisa, produzida especificamente para o jogo em 2021, em que as cores da Atalanta se fundem com o horizonte, quisemos dar impulso a alguns elementos de Bergamo, especialmente cientes do fato da camisa ter sido alvo de particular atenção, dado o propósito de caridade do leilão de Natal organizado pelo clube Nerazzurri. Com grande pesar, reconhecemos que nenhum órgão de imprensa, especialmente local, contatou previamente nem a JOMA nem a Atalanta para solicitar informações sobre o sklyline utilizado, antes de iniciar uma polêmica social e uma seguinte crítica imprecisa da imprensa que nos deixa profundamente amargurados dado o objetivo benéfico da base da iniciativa”.
Mesmo com a nota oficial, muitos torcedores não se convenceram. Foi o caso de Francesco Caracciolo (@cesco11ab), que resolveu provar que a fornecedora errou mesmo e ainda usou uma imagem retirada do Adobe Stock, que traz monumentos de Turim. Ele inclusive elencou um a um, mostrando que a única coisa que a marca fez, foi espelhar a arte. Confira na imagem abaixo!
Quindi l’immagine di Adobe Stock, in cui chiaramente si riconoscono i monumenti di Torino, se specchiata, rappresenta Bergamo alta secondo Joma
So the Adobe Stock image, where the monuments of Turin are easily recognisable, if mirrored, represents upper Bergamo according to Joma
— Francesco Caracciolo (@cesco11ab) December 17, 2021
E aí, qual sua opinião sobre o detalhe na camisa de Natal da Atalanta? Comente e compartilhe nas redes sociais!