Liverpool mudará o "96" de sua camisa para "97" » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Liverpool mudará o “96” de sua camisa para “97”

Liverpool mudará o “96” de sua camisa para “97”

by André Coutinho
Liverpool 97 Hillsborough
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Quando se fala na camisa do Liverpool, o que logo vem à sua mente? Obviamente a tradicional cor vermelha que dá origem ao apelido “Reds”, o escudo do clube, patrocinador e a fornecedora, certo? Mas, além desses elementos, também há o número “96” disposto na nuca, que já se tornou obrigatório. Ele é uma homenagem aos mortos na tragédia de Hillsborough, e a partir da próxima temporada, mudará para “97”.

O número 96 faz referência ao número de mortos no incidente que ocorreu em 15 de abril de 1989 no Estádio Hillsborough, em Sheffield, durante o jogo entre Liverpool FC e Nottingham Forest, válido pelas semifinais da Taça da Inglaterra. Durante a partida, 96 torcedores do Liverpool morreram pisoteados e outros 766 ficaram feridos, graças a superlotação e o péssimo estado de conservação do estádio. Foi o maior desastre do futebol inglês e um dos maiores do mundo.

Liverpool 96 Hillsborough

Mas, por que vai mudar para 97 depois de tantos anos? Infelizmente, muitos dos 766 torcedores feridos tiveram sequelas graves à saúde. Um exemplo é Andrew Devine, que graças à tragédia, na qual ficou sem oxigênio por vários minutos, teve muitos problemas de saúde, entre eles a perda dos movimentos. Devine faleceu no último dia 27 de julho, em sua casa, aos 55 anos, em decorrência dos problemas adquiridos na tragédia. Assim, ele se tornou o 97º morto por causa de Hillsborough.

O Liverpool divulgou uma nota afirmando estar profundamente triste com o passamento do fiel torcedor. “Torcedor de longa data, Andrew continuou a assistir aos jogos em Anfield quando possível, apesar de ter sofrido lesões que mudaram sua vida em Hillsborough”, acrescentou o comunicado. “Ao fazer isso, ele desafiou as expectativas de que não sobreviveria por seis meses após a tragédia. Os pensamentos de todos no clube estão com a família de Andrew e seus cuidadores”.

Em Anfield, a “96 Avenue” já foi renomeada para “97 Avenue”, em homenagem a Devine, além disso, o clube já confirmou também já solicitou à Nike a mudança do símbolo que é sempre aplicado em sua gola para 2022-2023.

Liverpool 96-97 Avenue

Andrew também foi protagonista em outro episódio envolvendo seu time do coração, mas este com final feliz. Em 2019, quando os Reds foram campeões da UEFA Champions League, o trio elétrico que fazia a travessia dos campeões, estacionou em frente à casa de Devine e o capitão James Milner fez uma saudação, mostrando a Orelhuda para o torcedor.

► Compre camisas do Liverpool na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou do Liverpool mudar o número “96” para “97” em sua camisa? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!