Camisas de Futebol » Como lavar e conservar apropriadamente camisas de futebol

Como lavar e conservar apropriadamente camisas de futebol

by André Coutinho
Como lavar e conservar apropriadamente camisas de futebol
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Todo colecionador tem uma preocupação muito grande com as peças da sua coleção, por isso, lavar e conservar apropriadamente as suas camisas de futebol é tarefa essencial para mantê-las sempre em bom estado.

Colecionadores mais experientes, como nosso amigo Maurício Reis Rocha, que possui mais de 1300 peças em sua coleção, sabem a importância de executar cada um dos passos para conservar suas “preciosidades”.  Ele diz que para manter as camisas sempre novas é necessário sempre lava-las à mão, com água e sabão neutro e enxaguar cada uma das peças diversas vezes.

No entanto, sabemos que ainda são muitos os amantes dos mantos que têm dúvidas sobre o que fazer e quais passos seguir para que a coleção se mantenha sempre como se fosse nova.  E como apoiadores dos colecionadores, afinal, cada membro do Mantos do Futebol possui sua própria, recorremos ao nosso parceiro Fábio Vilela, que além de colecionador bastante conhecido no ramo, é também dono da Fanático Store, loja especializada em camisas antigas.

Fábio destaca que saber lavar e conservar as camisas é essencial, já que assim, ela mantém seu valor agregado mesmo após o uso e em alguns casos recebe até uma valorização considerável com o passar dos anos. Vale frisar que o ano de fabricação e o estado de conservação da peça sempre contam caso se resolva vende-las. Fizemos um resumo das dicas dadas por ele. Confira abaixo:

Para a lavagem dos mantos

Como lavar e conservar apropriadamente camisas de futebol

Foto: Fábio Vilela/ Fanático Store

Para lavar as camisas, o ideal é utilizar detergente/sabão neutro e secar à sombra. É bom evitar que a peça fique de molho por um tempo prolongado e torcer para tirar a água.

Passe longe da máquina de lavar e nunca use sabão em pó. Lavar a seco, utilizar alvejante, amaciante e secadora são outras técnicas que não devem ser utilizadas.

Para tirar alguma mancha específica, utilize um tira manchas e uma escova de dentes macia.

Como guardar sua camisa

Como lavar e conservar apropriadamente camisas de futebol

Foto: Fábio Vilela/ Fanático Store

O modo como você armazena as camisas também pode acelerar ou retardar o desgaste da peça, além de conservar as características originais dela.

A melhor maneira de guardar seus mantos é pendurando-os com cabide, de preferência de madeira ou revestido com veludo.

É importante evitar guardar a camisa dobrada, principalmente se ela possuir patrocínios ou personalização e guardá-las secas em locais com pouca, ou nenhuma, umidade.

Veja abaixo um resumo: 

Como lavar e conservar camisas de futebol

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

E aí, gostou das dicas de como lavar e conservar suas camisas de futebol? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais! 

Veja também: 

Melhores lojas de camisas de futebol – Guia MDF

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar