O dia que a Seleção da Argentina jogou com camisas amarelas » MDF
Camisas de Futebol » História » O dia que a Seleção da Argentina jogou com camisas amarelas

O dia que a Seleção da Argentina jogou com camisas amarelas

by André Coutinho
O dia que a Seleção Argentina jogou de amarelo
Compartilhe este link em suas redes sociais:

O clássico Brasil x Argentina é considerado por muitos como o maior o futebol mundial. Desde Pelé x Maradona, até o episódio da água batizada em 90, as finais da Copa América 2004 e 2007 e da Copa das Confederações 2005, muita coisa já rolou. É tanta rivalidade, que fica impossível imaginar a Seleção Brasileira jogando de listras azuis e brancas, ou a Seleção da Argentina jogando de camisas amarelas, mas o que poucos sabem é que esse segundo fato já aconteceu um dia.

O episódio curioso ocorreu na Copa do Mundo de 1958, realizada na Suécia. A Argentina estava no Grupo 1, junto da Alemanha, Irlanda do Norte e Tchecoslováquia e iria estrear contra os germânicos na cidade de Malmö.

Como sabemos, os hermanos utilizam as camisas listradas em azul celeste e branco, enquanto o manto titular da Alemanha é branco. Eis então que o árbitro Reginaldo Leafe, da Inglaterra, achou que as camisas poderiam gerar o chamado “kit clash” e causar muita confusão. Como você deve imaginar, naquela época não era comum o uso de camisas reservas e, poucos times e seleções possuíam um modelo (a camisa azul do Brasil foi criada para a final da Copa). A Argentina não era uma delas.

O dia que a Seleção Argentina jogou de amarelo

Foto: imago/Ferdi Hartung

Assim sendo, o roupeiro da equipe da casa, o IFK Malmö (não é o Malmö FF), correu para os vestiários e pegou as camisas do clube, na cor amarela, e entregou para os atletas argentinos. Por um jogo, os albicelestes usaram uma camisa canarinho (apelido do clube), porém, com calção e meiões pretos.

No final, a cor não deu a mesma sorte do que com os brazucas, e a Argentina, que saiu na frente aos 2 minutos com Omar Corbatta, acabou derrotada por 3 a 1. O jogo detém até hoje o recorde de público do Malmö Stadion (31.156 espectadores).

Camisas do IFK Malmo 2019-2020 PUMA

Camisa 2019-2020 do IFK Malmö é confeccionada pela PUMA. Foto: Reprodução Instagram @ifkmalmofotboll

Em 2010, a Associação do Futebol Argentino (AFA) entrou em contato com o IFK Malmö em busca de uma camisa daquela partida para o seu acervo, mas nada feito. “Para dizer a verdade, nem pudemos levar essa história adiante. Temos poucos recursos e problemas mais urgentes para resolver” disse o presidente do IFK Malmö na época, Sten Thynell.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou da Seleção Argentina ter jogado de amarelo, na Copa do Mundo de 1958 na Suécia? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!