Primeira camisa 10 de Marta na Seleção Brasileira » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Primeira camisa 10 de Marta na Seleção Brasileira

Primeira camisa 10 de Marta na Seleção Brasileira

by André Coutinho
Primeira camisa 10 de Marta na Seleção Brasileira
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A Rainha do Futebol, Marta, completou 34 anos na última quarta-feira (19/02), com uma história belíssima, construída pelos gramados mundo afora. Para comemorar o aniversário da maior jogadora de todos os tempos, trazemos no nosso quadro Throwback Thursday uma singela homenagem, falando sobre a primeira camisa 10 utilizada por ela na Seleção Brasileira.

Marta Vieira da Silva estreou cedo com a camisa da amarelinha, ainda em 2002, quando tinha apenas 16 anos, mas desde aquela época já mostrava as qualidades que a transformariam no ícone máximo do futebol feminino.

Em 2003, já havia assumido a titularidade da amarelinha e foi campeã pan-americana, mas, foi na Olimpíada de Atenas, em 2004, que ela se mostrou para o mundo, trajando a camisa 10 que iria eternizar.

Primeira camisa 10 de Marta na Seleção Brasileira

(AP Photo/ Yiorgos Nissiotis)

A camisa 10 de Marta

Então vamos falar daquela camisa. Mesmo em um momento no qual o futebol feminino ainda não tinha talvez nem 10% da atenção e peso de hoje, a Nike já dava mostras de que estava preocupada em trazer materiais específicos para as mulheres do futebol.

Primeira camisa 10 de Marta na Seleção Brasileira

(AP Photo/ Ioannis Androutsopoulos)

Apesar de muita gente acreditar que os modelos de 2019 foram os primeiros exclusivos para a seleção feminina, na Grécia, a seleção vestiu um manto exclusivo da marca americana, claramente inspirado na camisa masculina do pentacampeonato, em 2002. Ele tinha a cor amarelo canarinho como predominante e detalhes verdes nas laterais e nas clavículas, estilizados com detalhes no interior. A gola V era amarela.

Primeira camisa 10 de Marta na Seleção Brasileira

Na Olimpíada, o Brasil foi muito bem, terminando a primeira fase em segundo lugar no Grupo G, após vencer por 1×0 a Austrália, gol de Marta, perder para os Estados Unidos por 2×0 e golear as donas da casa por 7×0 (Pretinha, Cristiane 3x, Grazielle, Marta e Daniela). Nas quartas, nova goleada, agora por 5×0 sobre o México (Cristiane 2x, Formiga 2x e Marta). Na semifinal, 1×0 sobre a Suécia, gol de Pretinha, e derrota na final, novamente para os Estados Unidos, por 2×1 (Pretinha), na prorrogação, em jogo polêmico.

Depois disso, sabemos muito bem da história, né? Título Pan-Americano em 2007 e os vice-campeonatos do Mundial, no mesmo ano, e das Olimpíadas de 2008, maior artilheira da Seleção Brasileira e das Copas do Mundo, mas os primeiros anos e o primeiro manto nunca serão esquecidos.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Se lembrava da primeira camisa 10 de Marta na Seleção Brasileira? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!