A camisa da primeira FA Cup do Chelsea e seus meiões amarelos » MDF
Camisas de Futebol » História » A camisa da primeira FA Cup do Chelsea e seus meiões amarelos

A camisa da primeira FA Cup do Chelsea e seus meiões amarelos

by André Coutinho
Chelsea FA Cup 1969-70
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Nesta semana trouxemos a notícia de que o Chelsea deve lançar uma nova camisa, inspirada nos 50 anos do primeiro título de FA Cup da equipe, e que possivelmente ela será o quarto modelo para a temporada, criado pela Nike.

Então, resolvemos trazer no nosso TBT a história daquela competição e, claro, a camisa que os blues utilizaram na campanha.

O Chelsea do século XX não era nem de longe a potência que é hoje no futebol inglês e europeu, mas tinha seus grandes momentos, como os títulos da Football League (antiga primeira divisão) em 1955, da Supercopa da Inglaterra, no mesmo ano e da Copa da Liga, em 1965. Ainda faltava provar seu valor, no entanto, na competição mais antiga do planeta, a FA Cup, o que viria a ocorrer na temporada 1969-1970.

Tudo começou no dia 03 de janeiro de 1970, com uma vitória acachapante sobre o Birmingham City, por 3×0, em jogo válido pela terceira rodada. Na quarta, encarou a forte equipe do Burnley e, após empate em casa por 2×2, conseguiu uma vitória heroica por 3×1 jogando no estádio adversário.

Chelsea 1969-70

Aí vieram as oitavas de final e a equipe do Crystal Palace, novamente fora de casa, mas desta vez, os blues não tomaram conhecimento dos adversário e golearam por 4×1. Nas quartas, foi a vez do QPR sentir a força do Chelsea jogando fora de casa – 4×2 pros azuis. Foi a vez de encarar o Watford nas semifinais e mais uma goleada, desta vez em casa e sem dó nenhum: 5×1, com destaque para Peter Houseman, que marcou dois.

A final foi realizada em dois jogos contra o Leeds United, que havia eliminado o todo poderoso Manchester United, campeão europeu dois anos antes, nas semis. O primeiro duelo foi realizado em Wembley, e foi uma verdadeira batalha e terminou em empate por 2×2, com gols Houseman e Hutchinson para os azuis. Já no segundo, a partida foi feita no Old Trafford, em Manchester, e os Blues saíram atrás no placar aos 35 minutos, mas conseguiram o empate, depois de muito lutar, aos 78, com Osgood. O gol do título veio somente na prorrogação, já aos 104 minutos, com Webb, grande herói do primeiro título de FA Cup do Chelsea, que hoje possui mais oito conquistas.

Uniforme lendário

O manto utilizado pela equipe era, como a grande maioria naquela época, um modelo bem básico, de design simples e minimalista. Ele trazia o tradicional azul da equipe, no tom royal padrão, utilizado até hoje, colorindo toda a camisa, inclusive a gola redonda e os punhos. No lado esquerdo do peito era colocado o escudo utilizado na época, com as iniciais CFC em branco e o leão. O calção era azul com faixas brancas e os meiões eram brancos.

Chelsea 1969-70 primeira final

Imagino que neste momento você deve estar se perguntando, “ué, mas a camisa que vai ser homenageada não era azul com detalhes amarelos?”. Pois é, na foto acima, você vê uma imagem do primeiro jogo, no qual o Chelsea foi considerado o mandante. Nele, o Leeds foi obrigado a mudar as suas meias, jogando as peças vermelhas.

Chelsea FA Cup 1969-70

No entanto, no segundo jogo da final da FA Cup, o mando se inverteu, e nesse caso, o Chelsea que teve que utilizar as meias do conjunto alternativo (ele contemplava camisa amarela, calção azul e meiões amarelos). Curiosamente, o clube já estava preparado para estes “kit clashs” e tinha uma camisa na qual a cor amarela substituía o branco no escudo, na numeração, além das faixas no calção e nos meiões, e é este modelo que será homenageado pela Nike.

► Compre camisas do Chelsea na FutFanatics

Gostaram da camisa do Chelsea no primeiro título de FA Cup em 1969-1970? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Veja também: 

Chelsea lançará camisa para celebrar 50 anos de título da FA Cup

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!