O que são as flores azuis nas camisas dos times franceses? » MDF
Camisas de Futebol » Marketing » O que são as flores azuis nas camisas dos times franceses?

O que são as flores azuis nas camisas dos times franceses?

by André Coutinho
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Atualização 11 de novembro de 2020 – Toda liga tem seu jeito de homenagear alguma tradição ou a história do país, normalmente com ações no uniforme. Trouxemos aqui recentemente o significado das folhas de papoula nas camisas dos times ingleses e hoje falamos sobre outro país europeu. Afinal, quem nunca se perguntou o que são aquelas flores azuis nas camisas dos times franceses? Hoje trazemos a resposta, e como você deve imaginar, tem uma motivação bem parecida.

As flores azuis que os clubes franceses, não só da Ligue 1, mas também da Ligue 2, e até a seleção, usam nas mangas durante o mês de novembro não são nada menos do que folhas de mirtilo, chamado por lá de “Bleuet de France”. Elas servem como homenagem às vítimas de guerras e ataques à França.

O que são as flores azuis nas camisas da Ligue 1

Em outras temporadas, os 39 clubes profissionais, seus dirigentes, técnicos e os jogadores aderiram à campanha nacional que geralmente ocorre todo ano. Em 2019, Natalie Boy de la Tour, presidente da LFP, disse estar muito feliz com a adesão. “Pelo terceiro ano consecutivo, graças a esta campanha nacional, é todo o futebol profissional que presta homenagem a veteranos e vítimas de ataques de guerra e terroristas. Obrigado a todos os jogadores no campo por se comprometerem a aumentar a conscientização. Assim, o futebol profissional ajuda os indivíduos e as famílias afetadas e contribui diretamente para as ações de transmissão da memória, um verdadeiro vetor de solidariedade entre gerações”.

O que são as flores azuis nas camisas da Ligue 1

Também em 2019, Véronique Peaucelle-Delelis, presidente da Bleuet de France e diretora geral do Escritório Nacional de Veteranos e Vítimas de Guerra, elogiou as ações tomadas. “O compromisso da Liga Profissional de Futebol e dos clubes da Ligue 1 e Ligue 2 em favor de nossa causa é um gesto muito apreciado pelos lutadores de ontem e de hoje. As operações realizadas nos estádios nos ajudam a promover nosso trabalho, que visa melhorar o cotidiano das guerras feridas, alas da nação, viúvas e vítimas de atos terroristas. Esta operação realizada com o LFP é a ilustração perfeita do vínculo entre o Exército e sua nação e uma ação muito concreta em favor do dever de memória”.

Entre as ações do “Bleuet de France”, estão um minuto de silêncio em todos os estádios, em homenagem aos que morreram pela França e às vítimas de um atentado; o brasão do Bleuet de France nas camisas dos 40 times das duas primeiras divisões, árbitros e delegados, treinadores, dirigentes e funcionários de clube, assistentes de vídeo e dirigentes de mídia, jornalistas presentes. Além disso, as camisas usadas pelos jogadores serão recolhidas para organizar leilões em benefício do Bleuet de France.

Em 2020, a folha de mirtilo foi estampada nas mangas dos uniformes dos jogadores na 10ª rodada da Ligue 1 e da Ligue 2. A Seleção Francesa também utilizou no jogo contra Finlândia, podendo usar também nas partidas contra Portugal e Suécia, ainda neste mês.

► Compre camisas de times franceses na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Sabia o que significavam as flores azuis nas camisas dos times franceses? Deixe seu comentário e compartilhe o link!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!