Camisas de Futebol » A primeira camisa verde da Seleção da Itália em 1954

A primeira camisa verde da Seleção da Itália em 1954

by André Coutinho
A primeira camisa verde da Itália
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Atualizada em 18 de março de 2020 – Todo amante de futebol com certeza já se perguntou alguma vez o porquê da Seleção da Itália utilizar a cor azul e não a combinação verde, branca e vermelha da bandeira nacional.

Bom, isso já foi explicado por aqui há algum tempo. Também relembramos no quadro Throwback Thursday do uniforme preto da seleção, utilizado na Copa de 1938.

A discussão voltou à tona nos últimos tempos, após o lançamento da camisa “Renaissance” do selecionado, criada pela PUMA, com o verde como cor predominante.

Mas, e se eu te disser que a Azzurra já vestiu uma camisa verde? Sim, em uma única oportunidade, a seleção tetracampeã do mundo vestiu as cores de sua bandeira no uniforme, é inclusive este uniforme que inspira o kit lançado esta semana.

Camisa verde da Itália 1954

A primeira camisa verde da Itália

O episódio ocorreu em dezembro de 1954, num amistoso entre a Itália, então campeã do mundo por duas oportunidades, mas que havia feito campanha ruim na Copa do Mundo da Suíça, caindo na primeira fase, e a Argentina, que estava fora do mundial desde 1934 e possuía um vice-campeonato (1930) como melhor resultado.

Os hermanos atuaram com seu uniforme tradicional, listrado em azul celeste e branco, calção preto e meiões brancos. Já os italianos entraram em campo com uma camisa toda verde, bem básica, com gola rolê, calção branco e meiões pretos.

A primeira camisa verde da Itália

Capa do Jornal Sport, trazendo fotos do jogo

Infelizmente, não há muitas informações, nem tantas fotos do jogo, mas o que sabemos é que os italianos venceram por 2 a 0, graças à revista Sport, que mantém um enorme arquivo de suas capas e matérias.

A primeira camisa verde da Itália

Camisa usada pelas seleções de base da Itália era verde

A cor no entanto agradou e o manto verde passou então a ser utilizado nas seleções de base do país durante a década de 50, segundo o Fox Sports Italia, pois verde é a cor da esperança.

A primeira camisa verde da Itália

Camisa reserva utilizada na Euro 2016

No profissional, somente os goleiros italianos utilizaram camisas na cor verde desde então. O mais próximo de algo inspirado pela bandeira foi a camisa reserva de 2016, que trazia uma faixa tricolor centralizada.

Camisa verde da Itália 2019-2020 PUMA kit

A camisa Renaissance, relembra a camisa usada em 1954 e também celebra o “renascimento” do time italiano, que passa por boa fase e tem uma das médias de idade mais baixa de sua história, que remete aos times de base que também vestiram verde durante bons anos.

O novo manto verde fez sua estreia em outubro de 2019, em jogo contra a Grécia, e deveria ser utilizada até antes da Eurocopa 2020, quando a nova camisa azul será lançada. Agora, com o adiamento da Euro para 2021, ainda não se tem certeza sobre a data de lançamento da PUMA.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Sabia que a Seleção da Itália já havia jogado de camisa verde em 1954? Deixe seu comentário e compartilhe o link!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!